NOTÍCIAS

Infraestrutura | 22.09.17 - 16h24

Engenheiros da URB participam de capacitação sobre projetos de estabilidade em encostas

Curso acontece no momento em que a URB dá início a mais um lote de obras de contenção de encostas.


Engenheiros da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) participam, nesta segunda-feira (25), do primeiro módulo do curso “Análise e aprovação de projetos de estabilidade em encostas”, promovido pelo Ministério das Cidades, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As aulas acontecem no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e são voltadas para servidores, com formação em engenharia civil, que atuam em órgãos públicos na prevenção de risco de deslizamentos em encostas ou taludes. Além dos técnicos da URB Recife, funcionários da Caixa Econômica Federal e servidores de outras prefeituras pernambucanas também marcarão presença.
 
Para a equipe da URB o curso é fundamental, uma vez que acontece no momento em que a Autarquia dá início a mais um lote de obras de contenção de encostas, com financiamento do Ministério das Cidades. O principal objetivo da iniciativa é capacitar tomadores e operadores de recursos públicos para a análise e aprovação de projetos para a estabilidade de encostas urbanas, além das medidas necessárias à fiscalização e manutenção de obras já executadas. Também será uma oportunidade de aprimorar a compreensão em relação aos processos geodinâmicos existentes, sua magnitude e a concepção de medidas estruturais de controle e de redução do risco. 
 
As aulas tem carga horária de 60 horas, dividas em três módulos semanais de 20 horas cada, ministradas ao longo de três meses. Os participantes que completarem o curso com frequência mínima de 80% em cada um dos módulos receberão certificado emitido pelo Ministério das Cidades e UFPE.
 
Programação:
 
Módulo I: 
I – Processos Geodinâmicos / Movimentos de Massa 
II – Conceitos Básicos de Geologia 
III – Conceitos Básicos de Geotecnia 
IV – Investigação Geológica Geotécnica 
V – Análise de Estabilidade / conceitos de risco 

Módulo II: 
I – Conceitos e Etapas de Elaboração de Projetos
II – Método básico de empuxo, tipos de soluções 
III – Projeto e Orçamento 

Módulo III: 
I – Elaboração de Termos de Referência 
II – Análise de Projeto 
III – Fiscalização e Acompanhamento 
IV – Sistema de Gestão de Risco
 V – Manutenção Pós-Obra