Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 22.09.17 - 17h29

Secretário de Desenvolvimento Sustentável visita canteiro de obras do Instituto Senai de Inovação

img_alt

Com investimento de R$ 55 milhões, prédio de cinco andares vai abrigar salas de aula, oficinas com tecnologia de última geração e laboratórios temáticos. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, visitou, na tarde desta sexta (22), o canteiro de obras do Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), situado na unidade do Senai de Santo Amaro, na avenida Norte. Os trabalhos incluem a construção de um prédio de cinco andares, com mais de 22 mil m2 de área, para abrigar salas de aula, oficinas com tecnologia de última geração e laboratórios temáticos de mobilidade urbana e de internet das coisas.

Dentre os 25 Institutos de Inovação criados pelo Senai no Brasil, este será o único na área de Tecnologia da Informação. “É uma obra muito importante para o Recife, cidade que tem sua economia marcada pela inovação. Com o instituto, cada vez mais jovens recifenses vão poder se qualificar para o mercado de trabalho na área de tecnologia da informação. Empreendimentos desse tipo são fundamentais para que possamos superar a crise econômica que afeta o país”, afirma Schwambach.

A previsão é que a obra seja concluída no final de 2018. “Estamos em fase de concretagem e montagem das estruturas, como pilares, lajes e vigas. O prédio é todo pré-moldado. No momento, a obra está gerando 200 empregos diretos e indiretos”, destaca o assessor de Arquitetura e Engenharia do Senai, Eric Oliveira. O Instituto de Inovação vai integrar prédios já existentes da Escola Técnica SENAI Santo Amaro e do Departamento Regional, e toda a área do antigo Centro de Tecnologia Automotiva, que foi deslocado para outro espaço dentro do mesmo perímetro.

Estão sendo investidos R$ 55 milhões no empreendimento, com recursos obtidos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Quando estiver em operação, o local contará com 400 funcionários, entre pesquisadores, técnicos e docentes. O Instituto foi criado com o objetivo de ser uma referência para inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a indústria brasileira e mundial.