NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 22.10.15 - 09h18

Caravana da Astronomia e oficinas de robótica serão realizadas na 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia nesta quinta-feira (22)

img_alt

Observação astronômica por meio de quatro telescópios será realizada na varanda do shopping RioMar. Estande montado no local recebe oficinas ministradas por alunos da rede municipal. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Dentro da programação da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, será realizada a Caravana da Astronomia, nesta quinta-feira (22). Com observação astronômica por meio de quatro telescópios, a atividade será realizada na varanda do shopping RioMar, no Pina, das 18h às 21h. No local, também nesta quinta, terá início a programação de um estande montado pelo evento, onde dez alunos da rede municipal de ensino do Recife vão ministrar oficinas de robótica. Eles vão ensinar um pouco do que aprenderam nas aulas das três linhas do Programa Robótica na Escola: robótica de encaixe com peças da Lego, robótica humanoide e robótica livre. As oficinas serão abertas ao público. 

O estande da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia estará montado no piso L3 do shopping RioMar, desta quarta (22) até sábado (24), das 9h às 21h, reunindo também atividades voltadas para sustentabilidade e meio ambiente com jogos interativos, robô e maquetes interativas da Compesa e da Celpe; mostra fotográfica produzida por alunos da Escola PE de Fotografia sob o tema: “Luz, Ciência e Vida”; exposição Passarada do artista plástico Marcelo Figuêredo; demonstração de produtos inovadores; e orientações da Sala do Empreendedor da Prefeitura do Recife e também do Sebrae-PE em relação a programas voltados para a ciência e a tecnologia.

Também nesta quinta-feira (22), começam as atividades do evento no Polo Econúcleo Jaqueira, com o painel A luz e as Plantas, das 14h às 16h; e uma exposição de plantas, no mesmo horário, que segue até o domingo (25). No Jardim Botânico do Recife, um bate papo sobre germinação de sementes acontece das 10h às 10h30.

PROGRAMAÇÃO - Nesta quarta-feira (21), começaram as atividades no Polo ETE – Escola Técnica Estadual Miguel Batista (Parque Macaxeira), que contam com uma mostra de projetos relacionados à robótica livre e novas tecnologias produzidos por estudantes, além de palestras e oficinas ligadas a temas como informática e empreendedorismo para jovens que moram no entorno do local, promovidas em parceria com o CRC Marista.

"Essa é uma oportunidade muito legal que a Semana de Ciência e Tecnologia está nos proporcionando para compartilhar o que a gente já sabe e aprender com os outros", afirmou o estudante Inoã Allen, de 15 anos, do CRC Marista. O jovem está participando da mostra com um sensor de nível de água que ele desenvolveu para evitar alagamentos ao disparar um alarme para evacuação da população. Projetos sobre meta reciclagem e refrigeração econômica, entre outros temas, também compõem a exposição. Ainda no Polo ETE – Escola Técnica Estadual Miguel Batista (Parque Macaxeira), o público pode conferir uma mostra de fotografia realizada pelo fotógrafo com síndrome de down Lucas Evaristo, de 15 anos. 

Neste terceiro dia do evento, a Secretaria de Educação do Recife realizou uma exposição fotográfica fruto da experiência dos estudantes do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais Pedro Augusto, São Cristóvão e Costa Porto utilizando as técnicas Pinholé e Light Paiting. A exposição é aberta ao público e vai até essa sexta (23), no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania  (Cetec), na Boa Vista. Em paralelo, foram realizadas sessões de cinema com o filme Uma Aventura Lego. Mais de 100 estudantes da Creche-Escola Semetinha do Skylab e das Escolas Municipais Bola na Rede e Alto Santa Terezinha participaram das atividades desta quarta. Emmily Pereira, 10 anos, aluna do 4º ano da Escola Bola na Rede, adorou a exposição. “Achei muito interessante; não conhecia essas técnicas. Minha preferida foi a Light Paiting por causa das cores e efeitos”, comentou a estudante.

Já no Polo Jardim Botânico do Recife, foi realizada uma oficina de produção de exsicatas, flores e ramos desidratados destinados a coleções científicas de plantas. A atividade incluiu desde a coleta até a confecção das pranchas. No lado de fora, estudantes conferiram palestra em uma unidade móvel da Celpe sobre uso eficiente e responsável da energia elétrica. A unidade também doou lâmpadas florescentes, mais econômicas, para quem apresentasse uma conta de energia quitada. 

Com atividades até o domingo (25), a programação completa da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia está disponível no site www.recife.pe.gov.br/smct