NOTÍCIAS

Saúde | 22.10.15 - 18h49

Prefeitura entrega certificados de agentes multiplicadores em prevenção às drogas na Várzea, Torrões e Roda de Fogo

Até o fim do ano, o objetivo é capacitar mil pessoas como multiplicadores na prevenção às drogas

Cerca de 70 pessoas receberão certificados de agentes multiplicadores em prevenção às drogas, do projeto Formação Comunitária (FOCO) da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD), nesta sexta-feira (23), na Casa Rodolfo Aureliano - Unidade Lar Fabiano de Cristo (LFC), na Várzea. Entre os novos agentes multiplicadores estão jovens do entorno, mães assistidas pela instituição e usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) - Roda de Fogo. Na ocasião, a secretária da pasta, Aline Mariano, entregará à associação o selo que reconhece municipalmente o Lar Fabiano de Cristo como espaço de prevenção às drogas. Dentro da programação, está prevista apresentação de frevo infantil e maculelê. Até o final do ano, serão 1000 habilitados para o fortalecimento de uma cultura de proteção ao uso e/ou abuso de drogas.

De acordo com a representante do eixo de prevenção Hortência Leal, “os participantes entenderam que é possível fazer o trabalho de prevenção dentro da comunidade que eles vivem. Vão trabalhar a prevenção entre pares porque, às vezes, é mais fácil escutar um vizinho ou amigo do que um técnico’’, explicou. Ainda de acordo com Hortência, “as dúvidas e barreiras que os novos agentes tinham sobre as drogas foram desmistificadas. Eles poderão agora multiplicar os saberes nos espaços que vivem, como suas casas; associações; igrejas e outros centros religiosos; grupos da pessoa idosa e de mulheres; creches e escolas”, pontuou. “Fazemos a formação com grupos que são referências dentro da comunidade”, finalizou.

O FOCO é um projeto de intervenção no território para prevenção do uso, abuso do crack e outras drogas com proposta de trabalho voltada para ações que devem ser executadas dentro da comunidade onde o indivíduo vive. As atividades são apoiadas e monitoradas por representantes dos Comitês Locais de Recuperação de Situações de Riscos de cada RPA. “Esses comitês já foram ativados nas 6 RPAs e realizam ações intersetoriais. Ainda coordenamos mais 14 secretarias que trabalham de forma integrada, dentro do comitê executivo. Cada uma dessas secretarias com suas metas são monitoradas pela SECOD para fortalecer essa política sobre drogas”, explica a secretária Aline Mariano. “A Prefeitura do Recife está no território, nas seis RPAs, realizando um trabalho integrado para transformar a realidade social da nossa cidade. Todos nós sabemos que este enfrentamento às drogas é algo que tem que ser feito diuturnamente”, pontua.

O FOCO contempla três módulos: “Aspectos gerais sobre as drogas”, que explica o conceito, uso na humanidade, tipos de drogas e classificação das substâncias psicoativas. Sem esquecer de falar sobre os tipos de usuários e legalidade versus ilegalidade, que desmitifica conceitos e ressalta o compromisso com o sigilo e respeito às singularidades. Mais dois módulos, sendo um de "Prevenção às drogas e outros cuidados" e o outro de "Redução de danos e riscos, território e rede".

Ainda este ano, outras formações do FOCO serão realizadas com os moradores do Conjunto Habitacional Várzea II, ONG Grupo Adolescer, no Cordeiro, e lideranças do território da RPA 4, que contempla os bairros de Cordeiro; Ilha do Retiro; Iputinga; Madalena; Prado; Torre; Zumbi; Engenho do Meio; Torrões; Caxangá; Cidade Universitária e Várzea.