NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 22.10.15 - 16h52

Segunda rodada da Oficina de Futuro do Recife 500 Anos reúne mais de cem pessoas na Zona Norte

Hoje (22) é a vez dos representantes do PREZEIS contribuírem com projeto. Até o dia 09 de novembro a equipe do Recife 500 Anos terá passado por todos os bairros do Recife.

 

Na noite de ontem (21), 130 moradores de 17 bairros da Zona Norte da cidade participaram da Oficina de Futuro do Recife 500 Anos. Separadas em grupos e com a ajuda de facilitadores, eles colocaram no papel as expectativas para o Recife de 2037. Todas as ideias, impressões e sugestões se somarão as contribuições que serão dadas por moradores de outros bairros até o dia 09 de novembro. A rodada das Oficinas de Futuro continuam hoje (22) à tarde com os representantes do Programa de Regularização das Zonais Especiais de Interesse Social (PREZEIS), na URB, no bairro da Boa Vista.

A dona de casa Cleide Rodrigues, moradora do bairro de Campo Grande, fez questão de participar e estava curiosa. "Eu gosto de participar. Mesmo que a cidade não esteja ainda do jeito que a gente quer. Por exemplo, meu filho estuda na escola da prefeitura e nós gostamos de tudo lá. O ensino, a merenda, o lugar. Tudo é muito bom. Mas acho que a segurança é uma coisa que precisa melhorar no nosso bairro. Acho que vai ser bom poder ajudar o projeto. Eu estou curiosa para saber como será esse encontro", disse.

"A nossa intenção é que as pessoas se envolvam e participem trazendo contribuições para a construção da Visão de Futuro do Recife 500 Anos. O nosso desafio é compartilhado, a elaboração desse projeto de planejamento de futuro precisa da participação da sociedade. Nosso objetivo com tudo isso é dar um novo rumo ao desenvolvimento da nossa cidade", explicou Guilherme Cavalcanti, diretor da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), instituição responsável pela coordenação do Recife 500 Anos.   

Recife 500 Anos - Um projeto de futuro que tem como marco temporal 12 de março de 2037, data em que Recife completa 500 anos. O projeto visa estruturar um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente. Todo o processo de construção é realizado em conjunto com a população, que possui papel fundamental em todas as fases da sua elaboração. A iniciativa é pioneira e acontece em parceria entre poder público e sociedade organizada, por meio da Prefeitura do Recife e o Porto Digital.

Sobre a ARIES - O desafio de conduzir o processo de construção do Recife 500 Anos está sob os cuidados da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) por meio de um contrato de gestão firmado entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. O trabalho está dividido em três etapas: desenvolvimento do Plano Recife 500 Anos; estruturação dessa nova governança que atuará como guardiã da estratégia de longo prazo; e a promoção de espaços de antecipação de futuro, experimentos que permitam ao Recifense ter no tempo presente um vislumbre do que podemos construir para o futuro. Saiba mais detalhes sobre o trabalho da ARIES e do Recife 500 Anos no Facebook: ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia, ou no site www.recife500anos.com.br.

 

Cronograma de realização das palestras

 

DATA

ENCONTRO

HORA

LOCAL

22/10/15

(Quinta)

FÓRUM DO PREZEIS*

14h ás 18h

URB

(Av. Oliveira Lima, nº679. Boa Vista)

27/10/15

(Terça)

RPA 3

18h ás 22h

Casa Amarela – Centro Público de Casa Amarela (Av. Norte, 5600)

29/10/15

(Quinta)

RPA 6

18h ás 22h

Imbiribeira – Faculdade Universo

(Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2169)

04/11/15

(Quarta)

RPA 5

18h ás 22h

Afogados – Esc. Amaury de Medeiros

(Rua São Miguel, S/N)

05/11/15

(Quinta)

CONSELHOS SETORIAIS*

14h ás 18h

Forte das Cinco Pontas

09/11/15

(Segunda)

RPA 4

18h ás 22h

Madalena - Centro Paulo Freire

(Rua Castro Leão, S/N)