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Educação | 22.10.18 - 16h22

Aluno de escola municipal do Ibura vence concurso “Ler Mais 2018”

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Realizado pelo 3º ano consecutivo, o concurso visa incentivar o hábito da leitura entre estudantes do 3º ano do ensino fundamental (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

O estudante da Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz (Ibura), Vitor Chimenes, de nove anos, foi o grande vencedor do concurso municipal “Ler Mais 2018” promovido pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife. A escolha do campeão entre sete finalistas de sete escolas da rede aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e reuniu cerca de 300 pessoas, entre estudantes, educadores e pais de alunos. Realizado pelo 3º ano consecutivo, o concurso visa incentivar o hábito da leitura entre estudantes do 3º ano do ensino fundamental, na faixa etária dos oito aos nove anos.  

Responsável pela entrega da bicicleta ao aluno campeão, o secretário de Educação, Alexandre Rebelo, destacou a importância do evento para o fortalecimento do ensino público municipal. “Trata-se de uma iniciativa muito importante para fomentar o gosto pela leitura e ajudar no processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou o secretário, lembrando que dois mil alunos de 99 escolas participaram do concurso e que os sete nomes saíram de etapas eliminatórias realizadas nos últimos três meses no próprio Paulo Freire.

Olhos fixos na linda bicicleta que acabara de ganhar, Vitor Chimenes disse que não esperava vencer o concurso. “Foi uma surpresa e estou muito feliz”, ressaltou. O menino disse também que costuma ler mais na escola do que em casa e que prefere livros de aventura. “Quando pego um livro bom, leio todo até no mesmo dia”, explicou. A mãe de Vitor, Viviane Chimenes, revelou que o filho sempre foi muito estudioso. “Em casa ele costuma ler para todo mundo, inclusive para o irmãozinho de apenas três anos”, contou sorrindo. Também orgulhosa do garoto, a professora Jane Pessoa aproveitou a oportunidade para elogiar o concurso. “O Ler Mais ajuda muito os nossos alunos, pois incentivados pelo concurso eles passam a querer aperfeiçoar a leitura cada vez mais, o que contribui para uma melhora geral no desempenho escolar”, frisou.

Uma das sete finalistas, Jheniffer Maria da Silva, de oito anos, da Escola Três Carneiros (Cohab) disse que gosta muito de revistas em quadrinhos. “Também gosto de livros de contos e costumo ler mais em casa mesmo. Participei do Ler Mais pela primeira vez e achei legal ser finalista”, frisou. Todos os finalistas foram premiados com jogos pedagógicos, sacola com brindes e dois passaportes para o parque Mirabilândia, em Olinda. Além de Vitor e Jheniffer, fizeram parte da lista de finalistas, os alunos Matheus Vinícius (Escola Lagoa Encantada - Ibura), Lara Eduarda (Escola Sítio do Céu – Santo Amaro), Wanderson Luiz (Escola Serviço Social de Belém – Encruzilhada), Alice Vitória (Escola Santa Cecília – Campo Grande) e Maria Beatriz (Escola do Leão – Boa Viagem).

A técnica pedagógica da Divisão de Anos Iniciais, Lúcia Machado, lembrou que o Ler Mais 2018 contou com a participação da Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais e Gerência Geral de Projetos Pedagógicos, além de gestores, professores e coordenadores pedagógicos das 99 unidades educacionais participantes. “A importância desse concurso se dá como estímulo à leitura e é consequência do trabalho desenvolvido nas escolas visando incentivar o prazer do aluno pelo aprendizado”, pontuou.