Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 22.10.21 - 19h00

Prefeitura do Recife realiza ações de conscientização durante Semana Municipal Lixo Zero

 

Com foco na educação ambiental e no consumo consciente, a iniciativa propõe aos trabalhadores municipais e à população mudança de hábitos que ajudem a diminuir a produção de resíduos em casa e no ambiente de trabalho

 

De 25 a 27 de outubro, a Prefeitura do Recife realiza a Semana Municipal Lixo Zero com uma série de ações no edifício-sede para estimular os servidores municipais a adotarem práticas sustentáveis. A ideia é incentivar a mudança de comportamento, o descarte adequado de resíduos, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Para os dias de atividades, estão previstas palestras, instalação de pontos de coleta permanentes de plástico, feira de produtos reciclados, exposição fotográfica, visita técnica ao Pátio de Compostagem da Prefeitura e limpeza do mangue nas proximidades do edifício-sede.

A iniciativa é liderada pela vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Mulher, Executiva de Gestão de Pessoas, Executiva de Agricultura Urbana e Executiva de Inovação Urbana.

"Queremos transformar o Recife na capital da sustentabilidade do Brasil.  Para isso, é preciso um somatório de esforços do poder público, empresas, cidadãs e cidadãos. Nos primeiros meses de gestão, o prefeito João Campos já decretou a proibição da compra de plástico descartável na administração municipal através do programa EcoRecife. E temos outras várias iniciativas em curso para estimular o consumo consciente, a redução da geração de resíduos e o descarte adequado. Cada uma e cada um de nós deve fazer sua parte. A Semana Lixo Zero é um estímulo à mudança de comportamento. A cidade e o planeta agradecem", pontua Isabella de Roldão.

Na abertura da Semana do Lixo Zero, os servidores estão convidados a participar da palestra Coleta seletiva: a mudança começa dentro de casa. O encontro contará com a participação da vice-prefeita, do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, do presidente da Cooperativa de Catadores Pró-Recife, José Cardoso, e da representante da Ecoe Sustentabilidade, Susanne Galeno.

Também no primeiro dia de atividades serão inaugurados pontos de coleta permanentes para recolhimento de plásticos tipo 2 (Polietileno de Alta Densidade - PEAD). Esse tipo de plástico está presente nas embalagens de detergente e óleos automotivos; garrafas de iogurte, leite e suco; potes de sorvete; frascos de xampu e condicionador; recipientes de amaciante e sabão líquido, por exemplo.

Os resíduos plásticos doados serão entregues à Cooperativa Ecovida Palha de Arroz. Pelas mãos das mulheres empreendedoras cooperadas, o plástico será transformado em diversos produtos utilitários, como cestas de frutas, cachepôs, porta-lápis e luminárias, entre outros. A instituição é uma das beneficiadas pela Prefeitura do Recife dentro do Programa Recicla Mais, que tem como objetivo fomentar e incentivar o empreendedorismo e a geração de renda por meio de uma economia verde, circular, de baixo carbono e inclusiva.

Na terça (26) e quarta-feira (27), o térreo da Prefeitura do Recife receberá uma feira dos produtos reciclados do Programa ReciclaMais, que é coordenado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana. O espaço será aberto ao público e também contará com a venda de comidas naturais e sustentáveis do projeto Angu das Artes. Haverá, ainda, uma mostra de obras fotográficas feitas a partir de material plástico retirado do mar, que levam a assinatura do artista plástico Eládio Ferreira. Servidor público e fotógrafo, Eládio criou a série "Criaturas Marinhas: A Transfiguração dos Oceanos" para denunciar a poluição marinha e conscientizar as pessoas de sua responsabilidade com o meio ambiente.

Nos dias da feira, servidores e público geral poderão trocar cinco ou mais unidades de plástico tipo 2 por uma muda de planta ou pacote de adubo.

Já entre os os destaques culinários da feira, estará o estande da empreendedora social e chef de culinária sustentável Angélica Nobre, que assina os produtos comercializados pelo Angu das Artes. A profissional ministra oficinas de culinária sustentável nas comunidades da capital recifense por meio do Programa Mais Vida nos Morros, também conduzido pela Prefeitura do Recife. Na ocasião, a chef vai expor produtos e ensinar uma receita feita a partir do aproveitamento integral dos alimentos utilizando as cascas, talos, folhas e sementes de frutas, legumes e verduras. Será uma oportunidade de compartilhar os benefícios da culinária sustentável como a economia doméstica, o potencial nutritivo dos alimentos e a possibilidade de geração de renda.

“Nossa proposta é reforçar e promover ações de conscientização da população e de instituições para a importância da coleta seletiva e reciclagem. Será uma semana bastante proveitosa para todos e todas repensarem o consumo consciente e reduzirem o desperdício e o impacto ambiental. Vamos sensibilizar a população para que essas práticas sejam adotadas não somente durante essa semana, mas durante todo o ano. Será mais uma oportunidade para compartilhar experiências sustentáveis e, juntos, construirmos um futuro e uma cidade mais resiliente, limpa e com menos geração de resíduos”, comenta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro.

Na quarta-feira (27), o último dia da Semana Municipal Lixo Zero, a partir das 13h30, ainda está prevista visita técnica ao Pátio de Compostagem da Prefeitura do Recife e Limpeza do Mangue próximo ao estacionamento da PCR. Interessados em atuar como voluntários podem se inscrever neste link: https://forms.gle/EYJccamrYA8Z1btz5. A ação é limitada a 15 pessoas, mas será criada uma lista para os próximos mutirões, que devem se tornar mensais.

SEMANA MUNICIPAL LIXO ZERO - A Semana Municipal Lixo Zero faz parte do calendário de conscientização do Recife e é norma assegurada pela Lei Nº 18.403/2017. A atividade tem como objetivo promover debates, fomentar a economia circular; conscientizar sobre a necessidade de redução dos resíduos por toda a sociedade; proporcionar experiências lúdicas e técnicas; apoiar e incentivar o cooperativismo; ações coletivas de limpeza em espaços públicos; favorecer e contribuir para a redução, reutilização, reciclagem e compostagem; incentivar o consumo consciente; entre outros.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

 

Dia 25 de outubro, segunda-feira

Palestra de Abertura da Semana Lixo Zero, divulgação das ações e inauguração dos pontos de coleta de plástico tipo 2 no edifício-sede da Prefeitura do Recife.

Horário: 10h

Local: Auditório da Prefeitura, 15º andar

 

Dias 26 e 27 de outubro, terça e quarta-feira

Celebração da Semana Lixo Zero: Feira de produtos do ReciclaMais, de produtos gastronômicos do Angu das Artes e exposição fotográfica.

Horário:  9h às 13h

Local: Hall da entrada principal da Prefeitura do Recife

 

Dia 27 de outubro

Visita ao Pátio de Compostagem da Prefeitura do Recife e Limpeza do Mangue.

Horário: 13h30

Local: Ponto de encontro em frente ao vestiário-contêiner do estacionamento térreo da Prefeitura do Recife.