NOTÍCIAS

Cultura | 22.11.11 - 11h32

Casa do Carnaval oferece curso sobre o turismo étnico religioso no Recife

O projeto começa nesta terça-feira (22) e segue até a próxima sexta-feira (25), das 14h às 17h

A Casa do Carnaval oferece, a partir desta terça-feira (22) até o dia 25, o curso “Novos tempos, velhas culturas: o território afro-brasileiro como objeto de discussão para o turismo cultural no Recife”. O projeto faz parte das ações da Secretaria de Cultura do Recife para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

A iniciativa visa contribuir para o debate em torno da criação de novas rotas para o turismo cultural no Recife, as quais contemplam os territórios das culturas afro-brasileiras. O curso será dividido em dois momentos. O primeiro com aulas teóricas, abordando assuntos como a pluralidade dos discursos e a invenção do medo em torno das culturas afro-brasileiras; o Recife como território da cultura negra (gastronomia, ritmos, festas, lugares, religiosidades); e o turismo e o planejamento sustentável para uma nova alternativa de conhecimento do outro. A segunda etapa consistirá numa visita técnica ao Terreiro de Mãe Amara, em Dois Unidos, um espaço significativo para a história da cultura afro-brasileira no Recife.

O curso será ministrado pelos professores Ester Monteiro (Mestre em Antropologia – UFPE); João Paulo da Silva (Turismólogo, Mestre em Extensão e Desenvolvimento Rural - Professor do Curso de Turismo da Faculdade Joaquim Nabuco) e Mário Ribeiro (Doutorando em História – UFPE; Professor do Curso de Turismo da Faculdade Joaquim Nabuco).

Serviço:
Curso “Novos tempos, velhas culturas: o território afro-brasileiro como objeto de discussão para o turismo cultural no Recife”
De 22 a 25/11, das 14h às 17h
Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro, 52 - São José, Recife-PE
Informações: 3355-3302/ 3355-3303

ASSUNTOS: