NOTÍCIAS

Cultura | 22.11.11 - 20h05

João da Costa recebe embaixador do Senegal

Durante o encontro foi discutida a possibilidade de irmanamento entre a Cidade do Recife e Dakar

[caption id="attachment_10405" align="alignright" width="334" caption="Foto: Inaldo Lins"][/caption]



Na tarde desta terça-feira (22), o prefeito do Recife, João da Costa, recebeu em seu gabinete, no edifício-sede da prefeitura, o Embaixador da República do Senegal, El Hadji Abdoul Aziz Ndiaye. O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de irmanamento entre o Recife e Dakar, maior cidade e capital do país africano.

“A prefeitura do Recife, dentro da área das relações internacionais, tem mantido entendimento com diversas cidades levando experiências exitosas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento urbano, através de acordos de cooperação entre as cidades irmãs e o Recife. Esse apoio se dá como uma via de mão dupla, onde nós também recebemos experiências em diversas outras áreas”, disse o gestor.

Durante o encontro, João da Costa ainda ressaltou aspectos que tornam a parceria interessante para o Estado. “Uma grande vantagem dessa parceria é a proximidade entre as cidades, pouco mais de três horas em vôo direto, o que facilita a entrada das empresas pernambucanas em Dakar, que é a porta de entrada para a África do Oeste”, afirmou o prefeito.

O embaixador do Senegal transmitiu ao prefeito a intenção das autoridades Senegalesas de estreitar os laços de cooperação entre Recife e Dakar. “Contamos bastante com a experiência do Recife, sobretudo na questão da urbanização e na política habitacional. Felizmente encontramos aqui ouvidos abertos e fomos muito bem recebidos por João da Costa. Estamos bastante satisfeitos com a conversa e o prefeito expressou a sua disponibilidade para levar adiante esse plano de cooperação entre as duas cidades”, disse o embaixador.

Atualmente, o Recife possui acordos de irmanamento com as cidades de Guangzhou, na China, Nantes, na França, e com a cidade do Porto, em Portugal. “O objetivo dessas parcerias é ampliar o desenvolvimento do Recife através de cooperação mútua e troca de experiências entre as cidades”, acrescentou o coordenador de Relações Internacionais da PCR, Roberto Trevas.