Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 22.11.17 - 17h40

Mostra ambiental no Jardim Botânico do Recife reúne trabalhos de estudantes da rede pública municipal

img_alt

Festival Educar para uma Cidade Sustentável acontece de 21 a 23 e é aberto ao público (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Até e quinta-feira (23), o público pode conferir no Jardim Botânico do Recife, no Curado, apresentações de alunos de 48 escolas públicas municipais envolvidas este ano no Programa de Educar para uma Cidade Sustentável. A mostra de trabalhos começou na terça (21) e acontece das 9h às 15h30.

O 4º Festival Educar para uma Cidade Sustentável reúne produções na área de dança, teatro e música, além de exposição de trabalhos feitos a partir de material reciclável, realizadas por estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

As produções são desenvolvidas dentro dos eixos temáticos do Programa Educar para um Cidade Sustentável, implantado em 2013. Há quatro eixos principais: verde urbano, resíduos sólidos, biodiversidade e água. E três transversais: poluição sonora, mudanças climáticas e consumo consciente.

O trabalho com os alunos ao longo do ano envolve professores, analistas ambientais e arte-educadores. As atividades incluíram visita aos Econúcleos Jaqueira e do Jardim Botânico do Recife, passeio no barco-escola da prefeitura e a implementação da coleta seletiva e do cultivo de hortas no espaço escolar.

As instituições de ensino terão seus projetos analisados pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife. Entre os critérios estão a fidelidade ao tema e o envolvimento comunitário. “Levamos em conta não apenas a apresentação do trabalho, mas como se deu o desenvolvimento ao longo do ano”, explica o gerente-geral de Sustentabilidade da SDSMA, Alexandre Ramos.

Os orientadores dos trabalhos vencedores do 4º Festival Educar para uma Cidade Sustentável participam, após o evento, de um passeio ecológico. Desta vez, o grupo irá para Tamandaré, no Litoral Sul. “Haverá visitas à Reserva Biológica de Saltinho e à APA Costa dos Corais. É um momento de confraternização e também de aprendizado.”

 

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Teve início em 2014 e é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife em parceria com a Secretaria de Educação. Visa implementar o programa de educação ambiental “Educar para uma cidade Sustentável” na Rede Municipal de Ensino do Recife. A ideia é capacitar os educadores para que eles promovam atividades envolvendo as temáticas de sustentabilidade de uma forma que os estudantes assumam o protagonismo na construção de uma sociedade mais consciente em relação à conservação ambiental.

 

Serviço:

4º Festival Educar para um Cidade Sustentável

Terça (21), quarta (22) e quinta (23)

Jardim Botânico do Recife, Km 7,5, BR-232, Curado