Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 22.11.17 - 11h36

PCR e Senai formam 198 ex-usuários de drogas e pessoas em vulnerabilidade social

img_alt

Durante a formatura, foram entregues também títulos de Parceiro Amigo Social e de Transformador Social a pessoas envolvidas com o Programa Integra Recife (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Cento e noventa e oito ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social receberam, nessa terça-feira (21), os certificados de cursos de qualificação oferecidos através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia de formatura aconteceu no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, e fez parte da programação da 5ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, iniciada na última segunda-feira (20).

Ao todo, 460 pessoas foram beneficiadas por esta parceria entre a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) da PCR e o Senai, que resultou na oferta de cursos de mantenedor de sistemas automatizados, eletricista industrial, operador de computador, panificação e pedreiro de alvenaria. A articulação faz parte do Programa Integra Recife, que é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas. As aulas aconteceram em unidades móveis do Senai, na escola Senai de Areias e no Instituto dos Cegos.

Durante a cerimônia, os professores dos cursos receberam da Prefeitura do Recife o título de Transformador Social, e o Senai recebeu a placa de Parceiro Amigo Social pelos serviços prestados. Na formatura, estiveram presentes parceiros como o Instituto Shopping Recife e o Compaz Ariano Suassuna. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, a parceria foi importante, entre outras coisas, para garantir a valorização dos participantes. “Ter certificado de um curso de uma instituição como o Senai faz toda a diferença no mercado de trabalho. Sem dúvida essa qualificação vai ajudar vocês a construírem uma nova história e a conquistarem a autonomia de vocês”, disse a gestora.

O diretor regional do Senai, Sérgio Gaudêncio Portela, também ficou satisfeito ao ver o resultado da parceria com a Prefeitura. “O mercado precisa de profissionais sérios, competentes e responsáveis. Esperamos que cada aluno aqui tenha essas características. Ficamos muito felizes por termos contribuído de alguma forma para a mudança desses jovens e a melhoria da cidade. Nós apenas entregamos as chaves das portas que precisam ser abertas. Não parem por aqui, continuem estudando e praticando para que vocês se tornem profissionais cada vez mais qualificados”, disse Portela.

Escolhido para ser o aluno orador das turmas, Luiz Barroso Neto recebeu o certificado de eletricista industrial. “É uma satisfação muito grande participar desta noite e ver que conseguimos vencer esta etapa. No passado, fiz escolhas que me levaram a trazer tristeza e frustração para minha família, através das drogas. Mas tive pessoas que me ajudaram a buscar outras alternativas e hoje posso dizer que sou um vencedor, tentando melhorar sempre. Sou grato à Prefeitura por criar a Sepod, que se preocupa com a inserção social dos ex-usuários de drogas”, reconheceu o formando.

INTEGRA RECIFE – O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamentos para retirada de documentos básicos e para agência de emprego. Além da parceria com o Senai, a PCR também ofereceu, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 400 vagas em cursos de empreendedorismo para o público atendido pela Sepod Recife.

Além dos cursos que objetivam a inserção social de usuários e ex-usuários de drogas, o Integra Recife oferece encaminhamentos para empregabilidade e emissão de documentos básicos. Os interessados podem se informar sobre os serviços através do telefone 3355.8210.