NOTÍCIAS

Cultura | 22.12.14 - 09h07

Secretaria de Educação do Recife promove 1ª Expoeducação

O evento vai apresentar a conclusão dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula como parte do Programa de Letramento do Recife

O Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, vai dar espaço a cerca de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife, 600 gestores de escolas municipais e convidados nesta segunda-feira (22), na 1ª Expoeducação - Letramento e Tecnologia. O evento da Prefeitura do Recife vai apresentar a conclusão dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula como parte do Programa de Letramento do Recife (Proler), que foi implantado na Rede Municipal em março deste ano, com o objetivo de fazer com que as crianças aprendam a ler, escrever e interpretar textos até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). O programa envolve mais de 30 mil estudantes da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

A programação da Expoeducação vai das 8h às 18h e inclui exposição de trabalhos, espetáculos, palestras e apresentação de coral natalino. O Parque Dona Lindu funcionará como espaço de apresentação de práticas exitosas realizadas nas escolas durante o ano letivo. O evento é fruto de parceria da Secretaria de Educação do Recife com a Editora Positivo, Positivo Informática (GM Quality), Editora IMEPH, LEGO Zoom Education, Mindlab e Palavra Cantada. Durante a Expoeducação, serão apresentados trabalhos de projetos desenvolvidos na Rede Municipal em parceria com essas empresas, que terão estandes no evento.

Das 8h às 11h, cerca de 400 estudantes vão conferir a exposição de projetos de escolas previamente selecionadas pela Secretaria de Educação. Os trabalhos estarão espalhados pela área externa do Parque Dona Lindu. Enquanto isso, no Teatro Luiz Mendonça, as crianças vão poder conferir contações de histórias e um espetáculo de mágica.

A partir das 14h, cerca de 600 gestores e vices vão se reunir para trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos em cada escola. Haverá também apresentação de um coral natalino formado por 50 estudantes da Educação Infantil. O evento termina com uma palestra ministrada pela professora Emília Cipriano, doutora em Educação, e pelo professor César Nunes, doutor em Filosofia e História da Educação.

Alguns projetos implantados na Rede Municipal:

Aprende Brasil - Desenvolvido em parceria com a editora Positivo, que é uma das empresas do Grupo Positivo, o Aprende Brasil consiste em um sistema de ensino que oferece um conjunto de soluções para potencializar a qualidade da rede pública de ensino. Os conteúdos de um ano dão continuidade aos do período anterior, garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada e interdisciplinar para os alunos do município. Atualmente, 19 dos 27 Estados brasileiros utilizam o sistema, que é usado em um total de 2.800 escolas públicas. Também do Grupo Positivo, a Positivo Informática é parceira da Secretaria de Educação na implantação de mesas interativas que ajudam na alfabetização dos alunos. No total, já foram instalados 273 mesas na Rede Municipal, distribuídas em 69 escolas, oito Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs) e no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

MenteInovadora - Fruto de parceria com a Mind Lab, o Programa MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio para estimular os alunos a aprender a pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões, competir de maneira saudável e lidar com as emoções. O projeto é desenvolvido nas 36 escolas que têm turmas de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e em duas creches de forma experimental, para alunos da Educação Infantil. O MenteInovadora é organizado por faixa etária e traz conteúdos, recursos e métodos adequados às diferentes fases de desenvolvimento dos alunos, com atividades multidisciplinares. Responsável por toda a metodologia, a Mind Lab está presente em mais de 25 países e é reconhecida mundialmente por suas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras.

Robótica na Escola - Lançado em fevereiro deste ano, o programa tem três linhas de trabalho: robótica com ferramentas, robótica de encaixe (em parceria com a LEGO Zoom Education) e robótica humanoide (em parceria com a Somai). Em 2014, os estudantes participaram de torneios importantes como a Robocup, em João Pessoa; o primeiro torneio FIRST LEGO League (FLL) da Rede Municipal de Ensino do Recife; a FLL Regional, disputada em Natal; a final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em São Paulo, além da Olimpíada Mundial de Robótica (WRO), na Rússia. O primeiro resultado prático do programa Robótica na Escola foi a vitória de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco no nível 1 (Ensino Fundamental) da etapa estadual da OBR.

Nas Ondas da Leitura - Voltado para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Nas Ondas da Leitura é fruto de uma parceria com a Editora IMEPH e atua no desenvolvimento de projetos, assessoria técnico-pedagógica, capacitação de pessoal, promoção de eventos, avaliação discente/docente e produção de livros e materiais didáticos e paradidáticos para a área da Educação. De forma interativa, o Projeto Nas Ondas da Leitura promove o desenvolvimento da escrita e da leitura, da criatividade, da autonomia de pensamento e da arte em suas diversas manifestações. A ideia é que os alunos leiam um livro por mês e recontem as histórias, começando a trilhar os caminhos da autoria.

Serviço:

Pauta: 1ª Expoeducação - Letramento e Tecnologia

Data: Segunda (22), das 8h às 11h30 e das 14h às 18h

Local: Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem.