NOTÍCIAS

Mobilidade | 22.12.15 - 16h59

Nova ciclofaixa permanente começa a funcionar nesta quarta-feira (23)

Com 1,7 quilômetros de extensão, a Ciclofaixa Antônio Falcão fica na Zona Sul e é a segunda rota ciclável implantada pela PCR em três dias

 

A partir desta quarta-feira (23), a Prefeitura do Recife vai beneficiar a Zona Sul da cidade com uma nova ciclofaixa permanente. A Rota Antônio Falcão fica na Imbiribeira, tem 1,7 quilômetros de extensão e funcionará de forma permanente - atendendo a pontos de interesse como a Estação de Metrô Antônio Falcão e a Avenida Mascarenhas de Moraes. O projeto é da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e segue as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR). Esta é a segunda rota implantada pela PCR em três dias. Na última segunda-feira (21), a Zona Oeste recebeu a Rota Inácio Monteiro, no Cordeiro. Agora, o Recife conta com 39.2 quilômetros de rotas cicláveis.

A Ciclofaixa Antônio Falcão terá fluxo bidirecional e vai realizar um percurso entre a Avenida Mascarenhas de Moraes e o acesso da pista leste da Via Mangue. Parte do equipamento vai passar pela Avenida General Mac Arthur e chega até a Rua Antônio Falcão, na interseção com a Rua General Édson Amâncio Ramalho. Todo o trecho que compõe a nova rota terá sinalização vertical e horizontal, com tachões realizando a delimitação da faixa exclusiva para bicicleta.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, a implantação desta nova rota é um passo importante para que seja dada continuidade ao projeto de expansão da rede cicloviária permanente e funcional, possibilitando o uso da bicicleta nos deslocamentos cotidianos, principalmente nas ligações entre bairros. “A nova ciclofaixa faz parte das rotas metropolitanas e promoverá a ligação entre importantes pontos da Zona Zul. No primeiro trimestre também implantaremos a rota de Jardim São Paulo e assim estamos consolidando nossa meta de expansão da rede”, disse.

A Ciclofaixa Antônio Falcão é parte integrante da nova rota de bicicletas a ser implantada na zona sul. Serão mais 7 quilômetros de extensão para uso exclusivo dos ciclistas, em uma rota composta por dois trechos de ciclofaixa, pela ciclovia da Via Mangue e pela ciclovia existente no entorno do Shopping Rio Mar, possibilitando que os ciclistas percorram o bairro com mais segurança. Além disso, a rota vai estar ligada à ciclovia da Via Manque que, por sua vez, se conectará a ciclofaixa que será implantada na Rua Manoel de Brito e na Avenida Consul Joseph  Noujaim, todas na Zona Sul. Esta última será a ligação da ciclovia da Via Mangue com a  ciclovia do entorno do shopping. Essa rota além de atender aos usuários do metrô e do centro de compras, também irá beneficiar os estudantes das diversas escolas instaladas nas vias de acesso à pista leste da Via Mangue.

A fiscalização da ciclofaixa será realizada por agentes de trânsito em viaturas e motos, através de rondas periódicas. A CTTU destaca a importância do respeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbem o estacionamento e a circulação na área destinada exclusivamente aos ciclistas. Os motoristas que estacionarem sobre a ciclofaixa ou forem flagrados circulando sobre o equipamento estão passíveis de multa grave e gravíssima, no valor de R$ 127, 69 e R$ 574,62 e 5 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), respectivamente. 

REDE CICLOVIÁRIA COMPLEMENTAR - A Prefeitura do Recife realizou a prospecção de novas rotas cicláveis em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR). As rotas irão compor a  Rede Cicloviária Complementar, que está sendo projetada de forma que as novas rotas cicláveis se conectem com as já existentes e com Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos. 

Além da Rota Antônio Falcão, na Imbiribeira, está prevista para ser implantada, no início de 2016, a rota de Jardim São Paulo. Também está em fase de execução a ciclovia da pista leste da Via Mangue, que tem previsão de entrega também para o início de 2016, e estará ligada à rota implantada hoje. Dessa forma, será feita a conexão entre a Via Mangue e a Avenida Mascarenhas de Moraes. Ainda para compor a malha ciclável do município, está sendo construída uma nova ciclovia no canal do Arruda. Atualmente o Recife possui uma malha cicloviária de 39.2 quilômetros de extensão.