NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 22.12.15 - 19h02

Recife ganha 400 novos agentes multiplicadores de prevenção às drogas

img_alt

No final da manhã desta terça (22), o prefeito Geraldo Julio entregou os certificados dos jovens que passaram pelo Projeto Formação Comunitária (Foco), da Prefeitura do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

A cidade do Recife agora conta com um reforço de 400 agentes multiplicadores de prevenção às drogas. Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Geraldo Julio entregou os certificados dos jovens aprendizes que foram capacitados no Projeto Formação Comunitária (Foco), numa ação de parceria entre a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (Secod) com o Ensino Social Profissionalizante (Espro). Com o reforço, o número de agentes multiplicadores de prevenção às drogas chega a 1.162, passando da meta de 1 mil que foi dada pela gestão até o final deste ano.

"Agora temos ainda mais jovens que vão atuar conscientizando, salvando vidas nas comunidades do Recife. Agora passamos de 1000 jovens que vão estar afastando as pessoas do mundo das drogas, mostrando outros caminhos, chegando onde a prefeitura sozinha não consegue chegar. Vamos continuar somando forças para fazer um Recife cada vez melhor", declarou o prefeito Geraldo Julio.

A partir desta formação, 400 jovens passam a integrar um time de 1.162 agentes multiplicadores de prevenção ao uso das drogas na cidade, que vão atuar com uma proposta de intervenção nas comunidades, realizando um trabalho com ações que devem ser executadas dentro da comunidade onde o indivíduo vive, apoiada e monitorada por representantes dos Comitês Locais de Recuperação de Situações de Riscos de cada região administrativa do Recife.

De acordo com a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife, Aline Mariano, esta é mais uma frente de atuação da gestão no combate às drogas. "Temos três frentes de trabalho, a prevenção, o tratamento e a reinserção social. Esta fase de prevenção é uma das mais importantes, pois quanto mais pessoas este comitê de prevenção tiver, mais forte será nossa política de enfrentamento. Eles vão agora poder atuar como parceiros dos projetos e programas que já desenvolvemos, levando informação e orientação e fazendo os encaminhamentos aos serviços necessários", explicou.

Adriano Vieira Sales foi um dos capacitados pelo projeto, e comentou a satisfação em ampliar essa rede de combate."Vamos poder ajudar muitas pessoas, salvar muitas vidas. Tenho consciência da importância da nossa atividade, deste trabalho. Já perdi pessoas na minha família para as drogas e sei como é serio o que estamos enfrentando, mas agora estamos preparados para ajudar e trazer para essas pessoas a noção de que elas podem ter outras novas chances e ter um futuro melhor. Estamos juntos por um Recife livre das drogas".