Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.12.17 - 17h35

Baile do Menino Deus estreia amanhã (23), no Marco Zero

img_alt

Com o apoio da Prefeitura do Recife, o espetáculo gratuito será encenado de amanhã até segunda (25), sempre às 20h (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Espetáculo que já virou sinônimo de Natal no Recife, o Baile do Menino Deus estreia amanhã (23), às 20h, sua temporada de 2017. Gratuita e a céu aberto, a grandiosa celebração à cultura popular nordestina, vista por mais de 70 mil pessoas a cada ano, conta a história do nascimento de Jesus, narrada a partir de figuras da mais remota tradição cultural brasileira. O espetáculo, realizado com apoio da Prefeitura do Recife, terá mais duas apresentações: nos dias 24 e 25, sempre no mesmo horário.

Em cartaz na Praça do Marco Zero há 14 anos, o espetáculo trará novidades nesta temporada. Além de provocar reflexões sobre respeito, humanidade e igualdade entre os povos, a montagem vem alertar sobre a destruição dos povos indígenas, da Amazônia e dos rios e também sobre o racismo ainda tão contundente no Brasil. Entre as novidades deste ano estão novos textos e músicas, novos personagens, como Ogum, e novos figurinos, assinados por Marcondes Lima. Há ainda novidades no elenco, na orquestra e nas coreografias.

O texto, escrito por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, é parte da Trilogia das Festas Brasileiras, série de peças que retratam as manifestações populares nordestinas, em que se incluem “Bandeira de São João” e “Arlequim de Carnaval”. No Baile do Menino Deus, a dupla de Mateus (interpretados pelos atores Sóstenes Vidal e Arilson Lopes) busca uma forma de abrir as portas da casa onde estão José, Maria e o recém-nascido Jesus, e, diante dela, fazer uma festa que celebre a vida. Uma saga que recorre a rezas, prendas e criaturas fantásticas – como a Burrinha Zabilin, o Jaraguá e o Boi.

A trilha sonora, interpretadas por coros infantil e adulto, além de solistas, é composta por Antônio Madureira e executada ao vivo por uma orquestra regida pelo maestro José Renato Accioly. O espetáculo reúne 22 canções inspiradas nas brincadeiras populares e na musicalidade nordestina, a exemplo do frevo, maracatu, caboclinho e a ciranda.

Realizada pela Relicário Produções, da produtora Carla Valença, a temporada 2017 do Baile do Menino Deus tem patrocínio do Ministério da Cultura, Rede, Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, Laboratórios Aché, Tramontina, MDiasBranco e ainda conta com apoio da Toyolex, Ferreira Costa, Inbetta e Rede Globo Nordeste.

A acessibilidade comunicacional permite que pessoas com deficiência possam também desfrutar da magia do Baile do Menino Deus. Este é o terceiro ano em que as pessoas surdas acompanham as apresentações e nesta edição a tradução em libras acontece nos três dias de encenação.

 

Serviço

O Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal

Quando: 23, 24 e 25 de dezembro de 2017

Horário: às 20h

Local: Praça do Marco Zero, Bairro do Recife

Informações: www.bailedomeninodeus.com.br