NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.01.17 - 15h41

Jornalista Ronildo Maia Leite dá nome à Biblioteca Popular de Afogados

img_alt

Lei foi promulgada nesta segunda-feira (23) na presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Biblioteca Popular de Afogados agora se chama Biblioteca Popular de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite. Ao lado de familiares do homenageado, falecido em 2009, aos 79 anos, o prefeito Geraldo Julio visitou o espaço e descerrou a placa que homenageia o jornalista, ganhador de quatro prêmios Esso, o maior e mais importante da profissão.  A iniciativa foi da Câmara de Vereadores do Recife em parceria com a Prefeitura. O documento de promulgação da Lei foi assinado nesta segunda-feira (23) pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques.

“É uma iniciativa muito importante da Câmara e da Prefeitura em homenagear Ronildo em um equipamento público que atrai muitos jovens e adultos. Aqui eles têm a oportunidade de conhecer um pouco da história do Recife, estudar e promover a cultura de paz em nossa cidade”, destacou Geraldo, lembrando a vida do jornalista. “Ronildo Maia Leite foi um militante da comunicação e foi um jornalista completo. Ele tinha um carinho enorme pelo Recife e serve de exemplo para as pessoas que frequentam a biblioteca”, acrescentou Geraldo. Prestigiaram o ato o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, e o ex-vereador Vicente André Gomes, autor da Lei.

O prefeito anunciou ainda que a biblioteca terá um espaço dedicado ao jornalista, para que as pessoas conheçam mais a vida dele, com fotos, textos e vídeos sobre Ronildo. Os filhos Yuri Leite e Augusto Leite, e a neta Cinthya Leite representaram a família. Para Yuri, a homenagem ao pai foi marcante e muito bem recebida pela família. “A família Maia Leite recebe muito bem esta homenagem, já que meu pai viveu dos livros. Foram 16 livros publicados, ele vivia para os livros, e para a família é uma honra esta homenagem. Tenho certeza que ele está muito feliz tendo esta biblioteca com o nome dele”, comemorou Yuri.

Ronildo Maia Leite nasceu em Garanhuns em  30 de outubro de 1930. Estreou no jornalismo aos 13 de anos de idade no extinto Garanhuns Jornal, na sua cidade natal. Em 1951, ingressou no Jornal Pequeno, do Recife, de onde saiu, em 1955, para o Diario de Pernambuco. Formado pela primeira turma de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, foi laureado da Cadeira de Técnica de Jornal, recebendo o prêmio instituído pelo Moinho Recife.

BIBLIOTECA - Inaugurada em 12 de janeiro de 1955, o espaço foi requalificado e reinaugurado no dia 18 de abril de 2016. Com cerca de 11 mil livros, o acervo conta com diversas áreas do conhecimento, literatura infantil e juvenil, periódicos, livros em Braille, gibis, CDs, DVDs, apostilas para concurso.  De abril a dezembro de 2016, mais de 8.000 pessoas visitaram a biblioteca, uma média de 60 a 100 pessoas por dia no local. Antes da requalificação, a média era de 30 a 40 visitantes por dia.

A estrutura do local possui 3 salões de leitura, mais espaço infantil, setor de informática, acesso gratuito à rede wifi -através do Conecta Recife-, área para leitura de jornais e revistas, sala de jogos, área técnica e auditório com 65 lugares. Entre as atividades oferecidas, o espaço oferece contação de histórias, apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias, rodas de diálogo com temáticas de combate as drogas, racismo, homofobia e violência contra mulheres. Confecção e lançamento de livros, cine debates, atividades com música e brincadeiras populares, colônia de férias (no mês de julho) e oficinas circenses e musicais.

“A gestão do prefeito Geraldo Julio vai ficar marcada na história do Recife, entre outras coisas, pelos investimentos nas bibliotecas. As de Casa Amarela e esta de Afogados foram totalmente reformadas, implantamos a biblioteca do Compaz do Alto Santa Terezinha e em breve a do Compaz do Cordeiro”, ressaltou o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti. A Biblioteca Popular de Afogados Jornalista Ronildo Maia Leite funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.