Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 23.01.18 - 10h39

Prouni Recife oferece 169 vagas gratuitas em cursos superiores

Inscrições para o programa da Prefeitura do Recife começam nesta quarta-feira (24); candidatos podem escolher entre oito instituições de ensino superior

 

As inscrições para o Prouni Recife, programa da Prefeitura do Recife que concede bolsas de estudos integrais em faculdades particulares, começam à zero hora desta quarta-feira (24). Para o primeiro semestre deste ano, serão oferecidas 169 vagas em 57 cursos, distribuídas pelas oito Instituições de Ensino Superior cadastradas. Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 da sexta-feira (26), exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br. O primeiro listão sai em 30 de janeiro e as matrículas nas faculdades poderão ser feitas até 5 de fevereiro.

Criado pelo prefeito Geraldo Julio em 2015, o Prouni Recife já beneficiou mais de 1200 estudantes. Para concorrer a uma das vagas é preciso ser residente e domiciliado no capital pernambucana por no mínimo três anos; não ter diploma de nível superior; comprovar renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou em escolas privadas com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição e ter obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.

Quem não tiver acesso à Internet poderá usar os computadores da Gerência-geral do Prouni Recife, no térreo da PCR, e nas Salas do Empreendedor situadas no Compaz Eduardo Campos (no Alto Santa Terezinha) e no Compaz Ariano Suassuna (no Cordeiro). O serviço funcionará entre os dias 24 e 26, das 9h às 16h.

A nota do Enem servirá como critério de desempate entre os candidatos. Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife estão Medicina, Publicidade e Propaganda, Direito, Administração, Enfermagem, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Educação Física, Engenharia Química, Logística, Pedagogia, Engenharia Mecânica, Jornalismo, Marketing, Odontologia, Radiologia e Relações Internacionais.

O Prouni Recife pode ser estendido aos professores da rede pública de ensino do Município do Recife, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. As bolsas são para os cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios dos estudantes.

PROGRAMA - O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no município do Recife. O programa foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. Com isso, o número de bolsas concedidas aumenta na mesma proporção que há uma redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a ser pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES).

INSCRIÇÕES: www.prouni.recife.pe.gov.br

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO: (81) 3355-8759

 

 

FACULDADES:

 

Uninassau

Estácio

FBV

Joaquim Nabuco

Facipe

Guararapes

Nova Roma

Sopece

 

 

CURSOS:

 

Direito

Administração

Enfermagem

Psicologia

Arquitetura e urbanismo

Engenharia civil

Fisioterapia

Nutrição

Sistemas de informação

Engenharia de produção

Biomedicina

Ciências contábeis

Estética e cosmética

Farmácia

Medicina veterinária

Ciência da computação

Educação física - Bacharelado

Engenharia química

Logística

Pedagogia

Engenharia mecânica

Gestão comercial

Gestão financeira

Jornalismo

Marketing

Odontologia

Radiologia

Relações internacionais

Serviço social

Análise e desenvolvimento de sistemas

CST em gestão de RH

Design

Design de interiores

Design de moda

Engenharia ambiental e sanitária

Engenharia elétrica

Gestão da tecnologia da informação

Gestão de recursos humanos

Gestão hospitalar

Medicina

Processos gerenciais

Publicidade e propaganda

Redes de computadores