Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.01.20 - 16h52

Celebração do Ano Novo Chinês encanta plateia no Recife

img_alt

Evento integrou a programação do Janeiro de Grandes Espetáculos e contou com parceria entre o Governo Chinês e a Prefeitura do Recife (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Beleza, amizade e integração entre povos. Esse foi o clima que da celebração do Ano Novo Chinês, nesta quarta (22), num Teatro Luiz Mendonça completamente lotado. Considerado o evento mais importante para o povo da China, a Festa da Primavera, como também é conhecida, foi louvada com um belo e marcante espetáculo, apresentado pela Companhia de Música e Dança de Zhengzhou e pelo Grupo de Monges Guerreiros do Templo Shaolin.

A apresentação integrou a programação do Janeiro de Grandes Espetáculos e foi realizada por meio de parceira inédita entre o Governo Chinês, via Consulado Geral da China em Recife, e a Prefeitura do Recife. Na plateia, recifenses, descendentes e imigrantes chineses acompanharam encantados a performance dos artistas do extremo oriente e também de Pernambuco.

Durante intervalo, a Orquestra Criança Cidadã tocou clássicos da música brasileira, nordestina e até da cultura chinesa, com os jovens instrumentistas exibindo grande habilidade e talento com instrumentos de corda (violinos e violoncelo, bateria e percussão).

A Cônsul Geral da China no Recife, Yan Yuqing, ressaltou em discurso o grande apreço que o povo chinês tem pela celebração do seu Ano Novo e o comparou com a nossa festa mais popular. "O Carnaval é o festival mais importante para o povo brasileiro, assim como o Festival da Primavera é para a população chinesa. Pois é um período em que as famílias se reúnem e, juntos, anseiam por um futuro mais feliz", destacou.

Falando em nome do prefeito Geraldo Julio, da equipe de governo e dos recifenses, o vice-prefeito, Luciano Siqueira saudou o povo chinês e a República Popular da China. Para ele, o evento realizado no Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, simbolizou mais um sinal do desejo do povo da nossa cidade em estreitar o diálogo e a compreensão com povos do mundo inteiro.

"Com essa celebração que compartilhamos, creio que praticamos, em conjunto, um gesto que marca a história cultural do povo do Recife - que é a do diálogo com outras gentes, outras culturas. Através desse diálogo, que nós nos compreendamos mais a partir do nosso modo de viver, de sofrer, de lutar, de amar, de cultuar nossas esperanças. Que o Ano Novo Chinês, a Festa da Primavera, tenha o sentido da nossa luta comum por um mundo de progresso e de paz", exaltou Siqueira.

Depois do Recife, a Companhia de Música e Dança de Zhengzhou e o Grupo de Monges Guerreiros do Templo Shaolin se apresentam em Foz do Iguaçu, nos dias 24 e 25, e em Curitiba, no dia 26..