Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 23.01.22 - 17h17

Bike sem Barreiras leva lazer e entretenimento para as pessoas no Bairro do Recife

img_alt

Retomada do projeto agitou o bairro, oferecendo bicicletas adaptadas para que pessoas com deficiência pudessem fazer passeios por ruas históricas e descobrir as belezas da área. Uma equipe formada por monitores auxiliou o público. (Foto: Daniel Tavares/ Prefeitura do Recife)

 

A manhã do domingo foi diferente para Nazaré Almeida da Silva, de 39 anos. Portadora de paralisia cerebral desde que nasceu, a moradora do bairro da Estância possui deficiência motora e dificuldade na fala. Porém, essa condição não a impediu de experimentar novas possibilidades de lazer e entretenimento. Nazaré foi uma das usuárias do projeto Bike sem Barreiras, retomado hoje (23), no bairro do Recife. A ação é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete do Centro, Secretaria de Turismo e Lazer, Secretaria de Controle Urbano e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a UNINASSAU.

A mãe de Nazaré, Fátima Almeida da Silva, não escondeu a felicidade em ver a filha ter um momento de lazer diferente. “Esse projeto é bom demais. Com ele a gente tem a oportunidade de conhecer lugares que não teríamos chance se não fosse esse apoio, tudo com lazer e diversão. Você vem e fica à vontade para se divertir”, afirma a genitora. 

O Bike sem Barreiras propicia passeios em bicicletas adaptadas para pessoas com algum tipo de deficiência pelo bairro do Recife. Com a retomada, o projeto vai funcionar todos os domingos e feriados, das 9h às 14h, na Avenida Marquês de Olinda, nas proximidades do Marco Zero. A ação é totalmente gratuita e cada viagem em qualquer uma das bikes tem duração média de 15 minutos, com tolerância de mais cinco minutos. A iniciativa segue as diretrizes do Plano de Mobilidade do Recife, estimulando a mobilidade ativa na cidade.

A ação disponibiliza bicicletas em três modelos. Uma tem dois assentos para uso de pessoas com deficiência visual. A outra tem pedais adaptados para que a bike seja controlada pelos braços, voltadas para pessoas com deficiência motora. O terceiro modelo é o The Duet, que tem bagageiro adaptado na frente, com cinto, para carregar pessoas tetraplégicas ou com deficiência múltipla. Além disso, serão ofertadas mesas e cadeiras para acomodar os acompanhantes e usuários. Uma equipe formada por estudantes e professores da UNINASSAU atuam como monitores, auxiliando os usuários.

Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o projeto proporciona lazer com acessibilidade para o público que frequenta o bairro do Recife. “Esse projeto é muito importante porque oferece lazer e diversão de forma inclusiva para todas as pessoas, com passeios pelo centro histórico e possibilitando que as pessoas descubram as belezas, os atrativos turísticos e culturais e o conjunto arquitetônico de nossa cidade”, explica a gestora. Para ter acesso ao serviço basta as pessoas se dirigirem ao espaço, preencher um breve cadastro e apresentar o comprovante vacinal. A iniciativa conta também com o apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Yuri Neiman, reitor da UNINASSAU Recife, ressalta a importância do projeto. “A Responsabilidade Social é uma área que gostamos de atuar fortemente, é um dos pilares da nossa missão de promover o desenvolvimento da sociedade. Assim, buscamos sempre estimular nossos alunos, funcionários e a comunidade para atividades de inclusão e solidariedade”, conta.