NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.02.16 - 18h53

Prefeitura realiza campanha permanente “Recife de Coração Aberto para a Igualdade”

A Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realiza a campanha permanente “Recife de Coração Aberto para a Igualdade”. A ação acontece no sentido de sensibilizar a população no exercício da cidadania através da denúncia ao racismo.
Além dessa, a Gerência de Igualdade Racial realiza ainda o Programa de Combate ao Racismo Institucional, definindo racismo institucional como “o fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional e adequado às pessoas em virtude de sua cor, cultura, origem racial ou étnica. Ele se manifesta em normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho, os quais são resultantes do preconceito racial, uma atitude que combina estereótipos racistas, falta de atenção e ignorância.”
Sendo assim, dois ícones de afirmação da identidade recifense estão sendo homenageados, são eles: o escritor Solano Trindade e a legendária Mãe Badia – a Senhora dos Carnavais recifenses, para abordar a temática racial, de forma lúdica e afirmativa.
Desse modo, se você for vítima de racismo disque 100 e não se esqueça de ir à delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. Se for de cunho institucional denuncie através do 08002810040 (Ouvidoria Geral do Município do Recife). Racismo é crime. Denuncie.
É importante lembrar que o Racismo é estruturante das desigualdades e dos problemas sociais e raciais do mundo. Desta forma, sensibilizar gestores, servidores, prestadores dos serviços públicos e toda a população recifense, é um compromisso dessa gestão. ‪#‎recifecontraoracismo.
Mãe Badia - Maria de Lourdes da Silva, Badia (1915 -1991), costureira e uma das principais Mães do Maracatu. Ainda bebê teria ido morar com as tias Eugênia, Sinhá e Iaiá: as Tias do Terço, famosas no Recife pelas práticas religiosas de Matrizes Africanas. Viveu sua vida no bairro recifense de São José, onde nasceu, reduto de descendentes de escravos libertos. A morada de sua família (Rua Vidal de Negreiros nº 143) ficou conhecida como Axé das Tias do Pátio do Terço (devido à proximidade com a Igreja do Terço). Em 1985, a Prefeitura do Recife homenageou Mãe Badia, ainda em vida, como a “Primeira Dama do Carnaval do Pátio do Terço”.

Solano Trindade - Francisco Solano Trindade, nasceu em Recife/PE em 24 de julho de 1908. Poeta brasileiro, folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta. Filho do sapateiro Manuel Abílio Trindade, que foi operário, comerciário e colaborou na Imprensa. Foi para Belo Horizonte e em seguida para o Rio de Janeiro, nos anos 40, e logo depois para São Paulo, onde passou a maior parte de sua vida no convívio de artistas e intelectuais. Participou de um grupo de artistas plásticos em Embu, onde disseminou a cultura negra e as tradições afrodescendentes. Nesse município, o poeta foi homenageado com o nome em uma escola e uma rua. E lá, permaneceu até sua morte em 1974. Idealizou o I Congresso Afro-Brasileiro no país, que aconteceu no ano de 1934 no Recife.