Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 23.02.17 - 16h41

Expresso da Folia facilita a vida do folião durante o carnaval

img_alt

Os ônibus saem dos shopping Recife, RioMar, Plaza e Tacaruna e as passagens custam R$ 8. Os detalhes do serviço foram divulgados em evento realizado na manhã desta quinta-feira (23) (Foto: Daniel Tvares/PCR)

 

Sucesso no Carnaval do Recife há 16 anos, o Expresso da Folia vai continuar a levar os passageiros para o foco da folia com agilidade e conforto. O serviço será oferecido nos shoppings Recife, RioMar, Plaza e Tacaruna, com início no Sábado de Zé Pereira (25), com o Expresso da Folia no Galo. Já o Expresso da Folia Tradicional, funciona do sábado (25) até a terça-feira (28). A iniciativa foi idealizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e conta com o apoio das empresas Borborema e Transcol, além dos shoppings citados acima. O serviço foi lançado na manhã desta quinta-feira (23), em coletiva de imprensa realizada no Shopping RioMar, no bairro do Pina. 

O Expresso da Folia no Galo, que sairá às ruas pelo 4º ano, vai contar com uma frota de 25 ônibus. Ele vai sair dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, levando o público até as ruas próximas ao foco da folia, nos bairros de Santo Antônio ou São José, a depender do shopping onde o passageiro embarcou. Durante a operação do Expresso da Folia no Galo, aqueles que pegarem o coletivo nos shopping Plaza e Tacaruna vão desembarcar na Avenida Martins de Barros, próximo ao Cais de Santa Rita. Já os que optarem pelos shopping Recife e RioMar vão descer no Cais de Santa Rita (em frente ao Mercado das Flores). Os pontos de retorno vão funcionar nos mesmos locais dos pontos de desembarque. O período de operação dos ônibus será entre 7h e 17h40 do sábado (25).

Já o Expresso da Folia tradicional vai contar com uma frota de 28 ônibus e vai levar os foliões até o Bairro do Recife. Os passageiros que pegarem o coletivo nos shopping Plaza e Tacaruna vão desembarcar na Avenida Cais do Apolo. Os que optarem pelos shoppings Recife e RioMar vão descer na Rua Madre de Deus. Na volta, os passageiros devem pegar o coletivo no mesmo ponto onde desembarcaram na chegada.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca as vantagens de curtir o Carnaval do Recife utilizando o Expresso da Folia. "Com os ônibus do Expresso da Folia, as pessoas poderão deixar o carro nos estacionamentos dos shoppings, com mais comodidade e segurança, e ainda chegar mais rápido no foco da folia, já que os expressos possuem faixas exclusivas e prioridade de circulação", afirma Taciana.

No sábado, o período de operação acontece das 18h às 5h. Já nos demais dias, o serviço estará disponível entre 15h e 5h. O expresso não é oferecido na sexta-feira (24). A passagem do coletivo vai custar R$ 8 e vai dar direito à viagem de ida e volta. Os usuários receberão uma pulseira de identificação e, apresentando esta na cabine de pagamento do estacionamento dos shoppings, só será cobrada a tarifa inicial de cada estabelecimento para todo o período de utilização.