Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR)

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.02.17 - 11h48

Prefeito Geraldo Julio reforça Guarda Municipal do Recife com mais 357 agentes

img_alt

Efetivo já estará nas ruas durante o Carnaval. Equipamentos e outras medidas também serão tomadas durante a folia de momo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Guarda Municipal do Recife (GMR) ganhou o reforço de 357 servidores que tomaram posse nesta quinta-feira (23). O prefeito Geraldo Julio empossou a segunda turma do concurso público realizado pela sua gestão para reforçar a segurança já no Carnaval 2017. Ao todo, foram 382 servidores que concluíram o curso de formação e foram chamados, destes, 25 pediram prorrogação da posse e têm o prazo de 120 dias para a posse. Outras ações e equipamentos também foram anunciados para a folia. Com a nomeação o efetivo da Guarda Municipal do Recife passa para 1796 agentes.

Os novos agentes já começam a trabalhar no Carnaval e serão mobilizados nos polos da festa, sobretudo no Bairro do Recife. Além do reforço de pessoal, a Prefeitura do Recife vai aumentar a quantidade de câmeras de videomonitoramento nos principais focos de folia. De seis câmeras instaladas no Bairro do Recife atualmente, a Prefeitura passará a 35 pontos que vão ser monitorados pelo Centro de Operações (COPE) da Guarda Municipal. Outros sete equipamentos estão instalados no percurso do Galo da Madrugada, totalizando 42 câmeras.

“Vamos ter um reforço importante para o Carnaval deste ano. São 357 guardas sendo empossados agora, mais 320 que foram empossados no ano passado. Esses dois números correspondem a praticamente metade do efetivo da guarda e esses guardas vão fazer um trabalho importante na nossa cidade e agora no Carnaval”, destacou Geraldo. Vários momentos de emoção tomaram conta da cerimônia. Geraldo, que é servidor público concursado, falou sobre a emoção que os novos guardas estavam sentindo.

“Sempre que eu participo de um ato de dar posse para novos servidores públicos eu me emociono. Seu exatamente o que vocês estão passando. A luta e a dedicação que vocês tiveram para chegarem até aqui”, falou Geraldo. “Os familiares e os amigos de vocês que estão aqui devem ter muito orgulho. Só eles sabem o que vocês passaram neste período até tomarem posse”, acrescentou.

Já o novo guarda municipal empossado nesta quinta, Diego Marques, falou da conquista. “Todo mundo aqui está muito feliz porque foi um processo seletivo muito difícil. Com muito foco, empenho e determinação a gente conseguiu alcançar o objetivo desejado. Estamos prontos para atuarmos e servirmos à sociedade”, comemorou. Com o reforço no efetivo, a Guarda Municipal do Recife vai levar às ruas 480 homens por dia durante o Carnaval para trabalhar em conjunto com a Policia Militar de Pernambuco. Eles estarão equipados com 150 novas armas elétricas adquiridas pela Prefeitura do Recife.

Uma parceria com o Porto Digital e a Serttel, viabilizou o acesso do COPE às imagens de 27 câmeras no bairro do Recife. Sete delas possuem sistema especial de captação de som. Chamadas de “Anjos da Rua” esses equipamentos possuem microfone omnidirecional, ou seja, captam som de todas as direções, com alcance de 80 metros de distância. O equipamento tem rotação de 360º e é capaz de detectar colisões de veículos, freadas bruscas e disparos de armas de fogo. Em caso de disparo de arma de fogo no raio de ação da câmera, o equipamento se volta automaticamente para a área de onde partiu o som, mostrando a imagem no mapa digital. O COPE também terá acesso às imagens das 118 câmeras de monitoramento de trânsito da CTTU.

“Vamos priorizar as câmeras para o corredor do Galo e os lugares com a maior concentração de foliões, como o Bairro do Recife. Elas estarão conectadas com a Secretaria de Defesa Social do Estado e que dará mais segurança para a população e os turistas que vieram para nosso Carnaval. Após o Carnaval, essas câmeras serão distribuídas nos corredores de ônibus, parques e outros locais importantes”, disse o Secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti.

O Centro de Operações da Guarda Municipal, que funciona no 1º andar da Prefeitura do Recife, vai funcionar no 24 horas por dia. “Estamos trabalhando para um Carnaval mais seguro, usando a tecnologia como aliada. Vamos trabalhar com parcerias importantes para termos mais acesso visual aos pontos da festa e ampliar o monitoramento”, ressalta o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti. A Guarda Municipal também vai contar com 16 agentes socorristas durante o Carnaval. 

   

BASES MÓVEIS - Além do reforço dos agentes e das novas câmeras, três bases móveis dotadas de equipamentos de videomonitoramento foram recebidas pela Guarda Municipal em convênio com a Secretaria de Defesa Social, e vão estar em diferentes pontos da folia.

CÂMERAS - As “Anjos de Rua” estão instaladas nas ruas Bom Jesus, duas na Alfredo Lisboa, Dona Maria César, Vigário Tenório, Mariz e Barros, e Cais da Alfândega. As outras oito câmeras no Recife Antigo estão no Cais do Apolo, Cais do Imperador (Rua Martins de Barros), rua Alfredo Lisboa, duas no Marco Zero,  avenida Rio Branco com rua do Bom Jesus, rua do Bom Jesus com rua Barbosa Lima e Praça do Arsenal.

Os sete equipamentos que vão acompanhar a movimentação do desfile do Galo da Madrugada estão na Praça Sérgio Loreto, avenida Dantas Barreto próximo a Igreja do Carmo, Dantas Barreto próximo a Praça da Independência, Dantas Barreto com Guararapes, rua do Sol e rua Floriano Peixoto (Ponte de Ferro), rua da Aurora (Ponte Duarte Coelho). A Guarda Municipal vai trabalhar em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco.