Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.02.18 - 12h35

PCR faz mutirão para cadastrar público LGBT nos cursos do Projovem

img_alt

O objetivo da ação é incentivar a escolarização da comunidade LGBT. Cerca de 80% das pessoas trans atendidas no Centro apresentam baixo nível de escolaridade (Foto:

 

Os computadores do Centro LGBT serão disponibilizados para que os interessados reservem as vagas através do site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline . Depois será preciso validar a matrícula presencialmente no Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto de Santa Terezinha). De acordo com Wellington Pastor, gerente de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS), devido ao preconceito e à baixa escolaridade, grande parte da população LGBT, sobretudo as pessoas transexuais, tem dificuldade para conseguir oportunidades no mercado de trabalho. Segundo ele, 80% dos trans atendidos no Centro LGBT apresentam baixo nível de escolaridade.

“A inserção e permanência da população LGBT no ambiente escolar sempre foi um desafio, tanto para o movimento LGBT quanto para os governos, pois as escolas são palco de preconceito e isso resulta na evasão escolar da população LGBT, sobretudo as pessoas trans. Sem o apoio da família e com um sistema educacional que muitas vezes exclui essa população, muitos trans acabam caindo na informalidade ou na prostituição. Precisamos incentivar essa população a estudar e se qualificar profissionalmente para facilitar o acesso ao mercado de trabalho”, avalia o gestor da GLOS, que é ligada à SDSJPDDH. Estimativas da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) apontam que apenas 10% desse público tem um trabalho formal.

Como incentivo aos estudos, Wellington Pastor destaca os avanços recentes nas leis, que garantiram o uso do nome social nas escolas brasileiras e nas carteiras de estudante em Pernambuco. O mutirão do Projovem no Centro LGBT é mais uma ação que visa convidar esse público a voltar à escola para continuar os estudos, de acordo com Rogério Morais, diretor-executivo de Gestão Pedagógica do Recife. “A inclusão da população LGBT no Projovem é uma oportunidade de garantir a educação básica acompanhada da qualificação profissional, que pode contribuir para minimizar as exclusões sociais históricas vivenciadas pela comunidade LGBT”.

Segundo Rogério Morais, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Ministério da Educação, está oferecendo, até a próxima quarta (28), 3.200 vagas no Projovem, distribuídas em 46 escolas da rede municipal de ensino. Os cursos duram um ano e meio, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h. Além de cursar as disciplinas do Ensino Fundamental, o programa oferece qualificação profissional em administração, alimentação e turismo, com certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). É preciso apresentar documento de identificação, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. A entrega dos documentos para confirmação presencial da matrícula será entre os dias 01 e 15 de março.

Além do Centro LGBT, quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs), além das unidades do Compaz Ariano Suassuna e Eduardo Campos. Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes podem ligar para o 3355-5949. O atendimento é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é enviar e-mail para projovem.ser@gmail.com.

CENTRO LGBT - O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco. Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de dois mil usuários cadastrados e realizou mais de cinco mil atendimentos. Ligado à Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, o Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o 3355-3456.

Na próxima terça (27), o Centro vai divulgar, na Praia de Boa Viagem, a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover ações integradas para fortalecimento das políticas de promoção e defesa da cidadania LGBT. Nos quiosques da orla e no Parque Dona Lindu, serão colados cartazes da campanha e serão distribuídos informativos sobre os serviços do Centro LGBT do Recife. No parque, também será disponibilizado para os frequentadores o Guia de Cidadania LGBT.