Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 23.02.18 - 12h18

Prefeitura oferece 2,3 mil vagas em cursos do ProJovem Urbano

img_alt

O programa é voltado a quem deseja concluir o Ensino Fundamental e obter qualificação profissional, com certificação pelo SENAC. PCR faz mutirão para cadastrar público LGBT nos cursos (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Ainda estão abertas as matrículas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano), que é voltado a quem deseja concluir o Ensino Fundamental e obter um certificado profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho. Até o dia 28 de fevereiro, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Ministério da Educação, oferece um total de 2.347 vagas para jovens de 18 a 29 anos, distribuídas em 46 escolas da rede municipal de ensino do Recife. Este ano, os interessados poderão reservar vagas através do  www.recife.pe.gov.br/matriculaonline pelo computador, tablet ou celular,  que depois serão validadas presencialmente no Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto de Santa Terezinha). As inscrições começaram em janeiro e 853 vagas de um total de 3.200 disponíveis já foram preenchidas.

A formação do ProJovem dura um ano e meio, com aulas de segunda a sexta, das 18h às 22h. Além de cursar as disciplinas do Ensino Fundamental o programa oferece qualificação profissional, certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),mas,este ano, o programa não vai oferecer a bolsa-auxílio de R$ 100 aos alunos. Para a matrícula é necessário documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. 

Ao confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer ao Compaz Ariano Suassuna e Eduardo Campos para levar os documentos e confirmar a inscrição, no período de 01 a 15 de março. Na ocasião, deverá levar o comprovante de reserva de matrícula (ou o número de protocolo gerado no ato da reserva), cópias e originais dos documentos citados a cima.

Nos cursos de profissionalização, os alunos recebem formação em administração, alimentação e turismo. Já o aluno que escolher cursar a área de turismoe hospitalidade terá cursos de organização de eventos, ajudante de garçom (cumim), recepcionista de hotel e monitor de turismo local. Quem optar pelo curso de administração vai receber a qualificação de arquivador, almoxarife, office boy e auxiliar administrativo. Quem escolher a área de alimentação vai estar apto  a trabalhar como chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadoria e vendedor ambulante.

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs), além das unidades do Compaz Ariano Suassuna e Eduardo Campos. Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife. Em caso de dúvida, os estudantes podem ligar para o 3355-5949. O atendimento é das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é enviar e-mail para projovem.ser@gmail.com.