NOTÍCIAS

Cultura | 23.03.12 - 20h30

Aberto Ciclo de Palestras do “Escola para Pais e Filhos”

Durante evento, que reuniu 50 beneficiários do Bolsa Escola Municipal, foi abordado tema sobre uso abusivo de álcool e outras drogas

Por Marcos da Silva

O Ciclo de Palestras 2012 do “Escola para Pais e Filhos”, uma das atividades do Programa “Escola que Protege”, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) da Prefeitura do Recife, foi iniciado na tarde desta sexta-feira (23), com explanações sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas. O primeiro tema, de uma série de 5 que serão abordados em mais 17 encontros, foi exposto pela psicóloga Kátia Santos, da Secretaria Municipal de Saúde, para 50 pais, mães ou responsáveis por alunos da Escola Municipal da Iputinga, localizada no bairro de mesmo nome.

De acordo com a psicóloga, o objetivo maior da palestra é trazer a sensibilização sobre as situações do dia a dia e como tratar os problemas. “A nossa intenção, entre outras coisas, é passar informações sobre como encaminhar os pacientes ao atendimento”, falou Kátia. As palestras são direcionadas aos pais e também aos filhos beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM).

O Bolsa Escola não oferece apenas uma bolsa de estudos, mas a inclusão social das famílias beneficiadas, através do Ciclo de Palestras”, revela a diretora de Apoio Social à Educação, Tereza Sato.

O Ciclo é organizado pelo “Escola que Protege” em ação conjunta com o PBEM e outras secretarias municipais, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Tribunal de Justiça. Até o final do ano estão agendadas 18 palestras sobre temas variados, como agressividade; bullying; prevenção do abuso e exploração sexual, que cresce no mundo inteiro, principalmente, na primeira infância; abandono de incapaz; os Direitos Humanos debatidos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente e a cultura de paz nas famílias e comunidades. Nove destes encontros serão destinados às mães, pais e responsáveis; os outros nove, aos filhos.

Debatemos com os pais assuntos de interesse para a educação dos filhos. Quando eles vêm participar destes encontros na 3ª Vara da Infância e Juventude, nós os levamos a uma visita à Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA) e os apresentamos aos profissionais da Vara e à Sala do Depoimento Acolhedor. Isto os sensibiliza e conscientiza muito acerca de questões ligadas à violência doméstica e outros assuntos”, ressalta a coordenadora do “Escola que Protege’, Luísa Albuquerque.

A empregada doméstica A. V. S., de 33 anos, mãe de três filhos, alunos da Escola Municipal da Iputinga, disse que as palestras a ajudaram muito. “Eu era agressiva e aprendi a controlar as minhas emoções. A relação que tenho com os meus filhos mudou para melhor”, revelou.

Escola que Protege - Programa criado em 2005 pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), para atender a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica sofrida ou praticada. O acolhimento; atendimento psicológico às vítimas; grupos operativos; palestras; atividades socioculturais; notificações; monitoramento nas escolas e as visitas institucionais e domiciliares são suas linhas de ação.

A exposição desta tarde contou com a apresentação de xaxado do grupo folclórico Black Livre – do Mestre Pinha Brasil - composto por adolescentes, entre 12 e 17 anos, alunos de várias escolas municipais da Zona Norte (Renato Acioly, Nadir Colasso, Mangabeira e Alto do Pascoal), atendidos pelo “Escola que Protege” e que tiveram sua vida completamente modificada graças ao acolhimento no Programa.

 Na próxima sexta (30), às 14h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, 50 adolescentes da Escola Municipal da Iputinga participam de atividades lúdicas em torno do mesmo tema debatido hoje.

Serviço:

Ciclo de palestras do “Escola para Pais e Filhos”
Tema: Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas
Próxima sexta (30), às 14h
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena
Público alvo: 50 Estudantes da Escola Municipal da Iputinga beneficiários do Bolsa Escola