Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.03.17 - 16h07

PCR promove “Dia D” da luta contra a tuberculose no Recife

A ação é voltada para a população de 13 bairros da Zona Norte da cidade

 

A Secretaria de Saúde do Recife promove, das 9h às 16h desta sexta-feira (24), ação de prevenção à tuberculose em alusão ao Dia Mundial de combate à doença. A população de 13 bairros da Zona Norte da capital - Vasco da Gama, Morro da Conceição, Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio, Mangabeira, Nova Descoberta, Brejo de Beberibe, Passarinho, Macaxeira, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Pau Ferro e Brejo de Guabiraba - contará com profissionais de saúde que realizarão a coleta de escarro. O teste será feito para as pessoas que apresentam mais de duas semanas com tosse, febre ao final da tarde e perda de peso. Eles também farão a prova tuberculina, exame feito em quem têm contato com os pacientes diagnosticados com a tuberculose. As atividades ocorrerão na Policlínica Clementino Fraga (Rua Japaratuba, 260, Vasco da Gama).

Os profissionais de saúde além de realizarem a busca-ativa de casos de tuberculose, também farão palestras e distribuição de material educativo sobre a doença. A tuberculose é um problema de saúde pública mundial e milhares de pessoas ainda adoecem e morrem devido à doença e suas complicações. “A atividade que estamos promovendo tem como objetivo abranger integralmente à saúde da população. Com o diagnóstico precoce é possível salvar vidas”, afirma Mônica Souza, coordenadora de Tuberculose e Hanseníase do Distrito Sanitário 7, onde estão os bairros da ação.

A coordenadora Municipal de Tuberculose do Recife, Silvana Lira, lembra que em Recife foi criado o Programa Sanar. “O esforço do Sanar Recife em promover estratégias de combate à doença tem mostrado resultado, o número de casos apresenta queda de 101 para cada 100 mil habitantes em 2012 para 93 em 2015”, ressalta Silvana Lira.

Ainda nesta  sexta-feira haverá palestras na sala de espera da Unidadesde Saúde da Família Dancing Days (Imbiribeira); no Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde (Boa Viagem), haverá pela manhã e à tarde palestras e realização de exame de baciloscopia; na USF João Rodrigues (Pina), pela manhã, os profissionais farão busca ativa de pacientes sintomáticos respiratórios e entrega de material educativo.

Na quinta-feira (30) também haverá uma ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A atividade contará com os profissionais de saúde do Consultório na Rua que realizarão exames na população em situação de rua como coleta de escarro, realização de teste rápido de HIV e trabalho educativo sobre DST/AIDS. As atividades irão acontecer das 8h às 12h, no Centro POP Neuza Gomes - Rua Doutor João Coimbra, nº 66, bairro da Madalena.

Sanar - Para atender as doenças negligenciadas transmissíveis (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmintíase), a Prefeitura da Cidade do Recife criou, em 2013, o programa SANAR-Recife, que promove o enfrentamento das doenças por meio de estratégias de prevenção e tratamento. O programa conta com ações como: assessoramento de unidades de saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação, fortalecimento da assistência laboratorial, da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.