Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 23.03.18 - 16h42

Parceria prepara moradores da Zona Norte para o mercado de trabalho

img_alt

Prefeitura do Recife e ABRH-PE realizaram oficinas de preparação de currículo, treinamento para entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo no Compaz Eduardo Campos (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A manhã desta sexta-feira (23) foi de muito aprendizado para jovens moradores do Alto Santa Terezinha e bairros próximos. Numa parceria da Prefeitura do Recife com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE), o Compaz Governador Eduardo Campos foi palco para uma série de atividades voltadas à preparação para o mercado de trabalho. Além de se cadastrar no sistema Mais Emprego, que permite concorrer a vagas em todo o País, a população teve acesso a oficinas de preparação de currículo, treinamento para entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo.

A atividade foi articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e mobilizou a equipe das Agências de Emprego do Recife. “Após fazer o cadastro no sistema, o usuário tem acesso a oportunidades de trabalho disponíveis em todos os Estados, além de usar o aplicativo SINE Fácil, que facilita a consulta de vagas”, explica o supervisor da agência de Casa Amarela, Gustavo Verçosa. Puderam participar pessoas a partir de 14 anos de idade.

“A atividade faz parte do projeto ABRH no Bairro, que vai até as comunidades levar orientações relativas ao mercado de trabalho. Notamos que a preparação do currículo ainda é um empecilho muito grande, porque as pessoas nem sempre direcionam o CV para a vaga que pretendem ocupar”, aponta a diretora de Diversidade e Inclusão Social da ABRH-PE, Rosana Freire. De acordo com ela, as atividades do projeto são trimestrais e realizadas por voluntários das áreas de Recursos Humanos, Psicologia, Pedagogia e Administração.

Um deles é o psicólogo Danillo Cavalcanti, que conduziu a oficina de preparação de currículo, realizada na biblioteca do Compaz. “A partir de um modelo básico de CV, identificamos as necessidades e objetivos deles. Alguns querem apenas o primeiro emprego, enquanto outros já trabalharam e têm objetivos mais específicos”, aponta o profissional.

A estudante Estephania Araújo Mendes, 17 anos, que cursa o 3º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Rosa de Magalhães Melo, já tinha preparado seu currículo, mas sem nenhum tipo de orientação. “Agora eu aprendi a fazer do jeito certo. Pretendo fazer o Enem esse ano e trabalhar para pagar minha faculdade”, diz.