Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.03.18 - 10h52

Prefeito Geraldo Julio leva Transforma Recife para Seminário Internacional sobre políticas públicas inovadoras

img_alt

Plataforma digital que aproxima voluntários de instituições com vagas para trabalho voluntário vai ser lançada em Fortaleza (CE), que sediou o evento (Foto: Divulgação)

 

O Transforma Recife, responsável por consolidar o Recife como a capital nacional da solidariedade, foi destaque como exemplo de inovação na abertura do 2º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras Para Cidades, realizada na noite desta quinta-feira (22), em Fortaleza (CE). O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anfitrião do evento, já adiantou o interesse em levar a iniciativa para Fortaleza. Lançado pela Prefeitura do Recife há pouco menos de três anos, o Transforma Recife já serviu de base para plataformas similares em Campinas (SP) e Petropólis (RJ). O Seminário aberto nesta noite segue discutindo soluções com líderes, gestores e especialistas em políticas públicas municipais até o próximo dia 24, na capital cearense.

“No Recife, a gente foi procurar um outro modelo para ajudar essas instituições que fazem trabalho social, que não fosse o repasse direto de dinheiro público que no Brasil é burocratizado e complicado para o governo e para a instituição; e criamos o Transforma Recife. Nele, o voluntário se cadastra naquela plataforma e informa a atividade que se dispõe a fazer e, do outro lado, a instituição também se cadastra e abre as vagas. E essa iniciativa no Recife já ultrapassou mais de um milhão de horas de trabalho voluntário. Então, encontramos uma solução baratíssima, que envolveu apenas o desenvolvimento da plataforma, e que está ajudando essas instituições, que por sua vez estão ajudando as pessoas mais vulneráveis da cidade”, resumiu o prefeito.

O Transforma Recife já reúne mais de 94 mil voluntários e 480 Organizações Sociais cadastrados. Nele, os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causas com as quais se identificam. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor suas ações. Em seguida, é feito o cruzamento dos dados para aproximar voluntários e instituições.

Até sábado, o 2º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras Para Cidades segue debatendo soluções modernas para os problemas comuns às grandes cidades do mundo. Entre os destaques da programação está a urbanista Connie Chung, que participou da operação do High Line Park, em Nova Iorque, o professor Universidade de Berkley e especialista em mobilidade, Robert Cervero, e o engenheiro israelense Omer Gleser, especialista na organização de grandes eventos.