NOTÍCIAS

| 23.04.11 - 15h02

João da Costa anuncia obras para conter alagamentos

O anúncio foi realizado durante vistorias em três pontos de drenagem

Por Junior Vilela

Na manhã deste sábado(22),­o prefeito João da Costa vistoriou o Canal da Avenida Agamenom Magalhães, no Derby, e outras duas áreas da Zona Sul, que sofreram alagamentos por conta das intensas chuvas dos últimos dias. Na oportunidade, o gestor falou sobre as medidas que serão adotadas para minimizar, pelos próximos anos, os efeitos do inverno nos três pontos. A vistoria foi acompanhada pelos secretários de Serviços Públicos, Eduardo Vital; de  Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, de Coordenação Política de Governo, Henrique Leite; de Comunicação, Eric Carrazzoni, de Relações com a Imprensa, Ceça Britto e chefe de gabinete do Prefeito, Félix Valente.

A comitiva do prefeito partiu da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana - Emlurb -, no Derby, que será o órgão responsável pelo desenvolvimento das obras de combate aos alagamentos nos três pontos visitados. O grupo fez a primeira parada no Canal Derby/Tacaruna, que corta a Avenida Agamenom Magalhães, na altura do Parque Amorim. No local, o prefeito adiantou que serão instaladas bombas de sucção para ajudar a drenagem do sistema de escoamento das águas. A ideia é implantar o sistema de bombeamento ainda neste ano para auxiliar o trabalho que já é feito através de barragens móveis. Com esta ação, queremos evitar novos transbordamentos e, consequentemente, diminuir os transtornos para o tráfego deste importante corredor, explicou o gestor.

Depois, o prefeito foi até a Avenida Mascarenhas de Moraes - Imbiribeira, onde discutiu com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital, e a equipe técnica da Emlurb a solução que deverá ser implantada para melhorar a drenagem no cruzamento com a Rua Olívia Menelau. Já temos um projeto para aumentar a capacidade de escoamento das galerias existentes neste trecho da avenida. O próximo passo será lançar o edital de licitação das obras de contenção dos alagamentos neste importante eixo, adiantou o secretário.

As vistorias foram encerradas no Pina, onde o prefeito visitou a comunidade do Bode e acompanhou o trabalho de limpeza de galerias da Avenida Domingos Ferreira. Para melhorar a drenagem das chuvas na área, o prefeito já autorizou a Emlurb a desenvolver um projeto para redimensionar as canaletas que cortam a comunidade do Bode e são decisivas para o escoamento das águas pluviais na região.

Segundo João da Costa, serão realizadas, pelo menos, sete obras para combater alagamentos até o final deste ano. Já autorizamos o início imediato das obras no cruzamento da Avenida Caxangá com a BR-101, na Rua Conde DEu e na Rua 48. Além dessas, faremos mais quatro intervenções em locais que possuem grande fluxo de trânsito como a Avenida Agamenom Magalhães, listou o prefeito.