NOTÍCIAS

Infraestrutura | 23.04.18 - 11h28

BALANÇO CHUVAS - 23/04

 

A Prefeitura do Recife informa que foi registrado um volume de 120 milímetros de chuvas na capital pernambucana, no período de 24 horas entre a manhã do domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23). Como a média histórica do mês de abril é de 326 milímetros, isso quer dizer que no período choveu o equivalente ao previsto para 11 dias. A Prefeitura do Recife disponibilizou um efetivo de 885 profissionais em toda a cidade, especialmente nas áreas de trânsito, drenagem e monitoramento de áreas de risco, para minimizar os efeitos da chuva.

A Defesa Civil registrou 60 chamados para vistorias e colocação de lonas plásticas. Foram registrados três deslizamentos de barreiras, um desabamento de muro, apenas com danos materiais, e o desabamento de uma casa duplex, no bairro de Areias. Todas as ocorrências sem registro de vítimas. Duas famílias receberam assistência e foram removidas para a casa de parentes.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do Fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

ÁRVORES – A Emlurb registrou ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de quatro árvores, nos bairros de Santo Amaro, Sítio dos Pintos e Boa Viagem. Não houve registro de vítimas. O órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

DRENAGEM - Desde o início das chuvas, as equipes da Emlurb reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas. Foram mobilizadas cerca de 150 pessoas para o trabalho de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem, de diversas localidades, a exemplo da Rua Emiliano Braga (Várzea); Avenida General San Martin; Avenida Caxangá; Rua Joana Darc; Rua Benfica; Avenida Cruz Cabugá e Rua Marquês do Amorim. Desde 2013, foram eliminados 67 pontos críticos de alagamento na cidade. As equipes também atuaram nos canais do Jiquiá, São Leopoldo, Marinha e Laranjeiras. São 125 pessoas trabalhando diretamente com essa atividade.

TRÂNSITO – Equipes formadas por cerca de 150 agentes e 110 orientadores de trânsito da CTTU trabalharam em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras. Seis guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos.

No período foram registrados cinco acidentes de transito, sendo um deles com pessoas feridas e nenhuma vitima fatal. Os números estão dentro da média para o horário.

Das 18h de ontem às 10h30 de hoje a CTTU registrou problemas em 22 semáforos, dos quais 11 foram normalizados. Quanto aos demais, equipes técnicas da CTTU já estão em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia. Dentro desse período de tempo os dados estão dentro da média.

OPERAÇÃO INVERNO 2018 - A Prefeitura do Recife, antecipando-se ao período chuvoso, colocou em prática, desde o mês de março, a Operação Inverno 2018. As ações são executadas por diversas Secretarias e órgãos municipais. Estão sendo empregados 6.480 servidores nas ações. São engenheiros civis, médicos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos, além de enfermeiros, motoristas, operadores de equipamentos, guardas municipais, agentes de trânsito, da área social e de manutenção e limpeza urbana.

Este ano, a operação inclui a execução de 40 obras de contenção de encostas, o incremento no Programa Parceria e a realização de 12 simulados para preparação contra desastres em áreas de risco. O valor investido na Operação Inverno 2018 é de R$ 81 milhões.

Estão envolvidas em várias áreas de atuação profissionais das Secretarias de Governo e Participação Social, Infraestrutura e Habitação, Saúde e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Defesa Civil, Emlurb, URB, SAMU, CTTU e Guarda Municipal. A Prefeitura também incrementa o emprego de veículos de pequeno e médio porte, caminhões e equipamentos.

 

OPERAÇÃO INVERNO 2018

 

* R$ 81 milhões em investimento

* 6.480 profissionais participam da Operação Inverno 2018

* 10 Secretarias e órgãos municipais

* 12 Simulados para Prevenção de Desastres

* 3,3 milhões de metros quadrados de lonas plásticas em 16 mil pontos de risco

* 16 mil ações porta-a-porta

* 47 mil vistorias em locais de risco

* Colocação de geomanta em 20 localidades

* 350 obras do Programa Parceria

* 300 ações educativas para estudantes de escolas públicas

* Limpeza de 99 canais. 15 canais já foram limpos, enquanto outros 11 estão

recebendo os serviços

* 40 obras de contenção de encostas

* 67 pontos críticos de alagamento foram concluídos

* 475 agentes de trânsito

* 250 orientadores de trânsito

* 124 câmeras

* 451 semáforos com nobreaks

* 40 semáforos com refletores de LED