NOTÍCIAS

| 23.05.11 - 14h53

Banda Sinfônica apresenta O Barbeiro de Sevilha e outros clássicos

A apresentação, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, inclui obras populares e de sucesso junto ao público

Com um repertório de grandes clássicos, inclusive o da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife faz o terceiro concerto oficial do ano, nesta quarta-feira (25), às 20h, no Teatro Santa Isabel. A apresentação, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, inclui obras populares e de sucesso junto ao público, como Praieira, de Chico Science, Copacabana, de Braguinha e Alberto da Vinha, composições de John Williams, um dos mais premiados autores de trilhas sonoras do cinema norte-americano.

O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini, é a primeira obra a ser apresentada no Concerto da Banda Sinfônica. “Uma composição que tem quase 200 anos (estreou em fevereiro de 1816) e apesar da estrutura erudita é bastante popular no mundo inteiro”, lembra o maestro Nenéu Liberalquino.

A coletânea de sucessos do compositor norte-americano John Williams é outro destaque do concerto. Do autor serão apresentadas as obras: The Mission Theme, The Imperial March, Theme From Star Wars, Cantina Band, Olympic Spirit, Theme From Jaws e Theme From E.T. E ainda tem músicas de Maurice Ravel (Pavane for a Dead Princess), de Duke Ellington – J. Tizol – L. Mill (Caravan), e para finalizar “A Alegria do Carnaval”, de Hudson Nogueira.

A Banda Sinfônica da Cidade do Recife é uma importante instituição cultural da cidade. Fundada em 1958 é ligada à Secretaria Municipal de Cultura e Fundação de Cultura. Clássicos eruditos e populares, brasileiros e internacionais, marcam o repertório dos concertos, com ampla programação nesta temporada 2011. A programação prevê três ou quatro apresentações mensais, incluindo concerto oficial e exibições em comunidades, escolas, universidades e outras instituições.