NOTÍCIAS

| 23.05.11 - 14h40

Ordenamento de ambulantes proporciona mais limpeza na Avenida Dantas Barreto

Após a intervenção da Prefeitura, a quantidade de lixo coletado no corredor foi reduzida em 35%

Um mês após o início das ações de ordenamento do comércio informal na Avenida Dantas Barreto, além de estética mais atrativa e acessibilidade, o corredor teve um ganho perceptível na limpeza. A impressão dos frequentadores da tradicional via foi confirmada após um levantamento da Emlurb que registrou uma diminuição de 35% no lixo gerado no local. O programa Recife! Nosso Centro começou a atuar no ordenamento do corredor em abril.

A Dantas Barreto antes da operação produzia cerca de 100 sacos de lixo por dia, o que resultava, em média, 1.200 kg de resíduos. Após o ordenamento, a Emlurb registrou uma queda gradual no volume de lixo e, atualmente, a média é de 65 sacos coletados diariamente, ou 780 Kg. Com a redução do lixo produzido, a tendência é diminuir a quantidade de varrições necessárias para manter a avenida limpa. Para se ter ideia, a Dantas Barreto chegava a ser varrida dez vezes por dia enquanto boa parte das ruas do Centro recebe o serviço três vezes por semana e mantêm um bom padrão de higiene.

A melhoria na limpeza já havia sido constatada em outros dois pontos que sofreram intervenção do programa Recife! Nosso Centro. Na Rua do Hospício, o lixo diminuiu em 40%, enquanto na Sete de Setembro a redução foi de 35%. “O comércio desorganizado traz com ele problemas como a geração também desordenada de lixo. Por isso, onde a Prefeitura realizou ordenamento de ambulantes, invariavelmente, houve diminuição de lixo gerado”, explica o diretor de Limpeza Urbana, Renato Verçoza.