NOTÍCIAS

| 23.05.11 - 19h47

Programa de Redução de Danos da Secretaria de Saúde capacita professores municipais

Cerca de 600 professores estão sendo orientados por agentes do Centro de Prevenção e Reabilitação de Alcoolismo

Por Tádzio Estevam

Profissionais do Centro de Prevenção e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA), ligados à Secretaria de Saúde do Recife, estão capacitando cerca de 600 professores da Rede Municipal de Ensino com relação à prevenção do uso de drogas. O encontro segue até a próxima sexta-feira (27), sempre a partir das 14h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

Esta é a primeira vez que a Gerência de Redução de Danos (+Vida) da Secretaria de Saúde entra na pauta mensal dos temas abordados nas capacitações oferecidas pela Secretaria de Educação. Como o tema deste mês se refere ao universo das drogas, os agentes redutores de danos passarão a semana inteira no centro orientando e capacitando os docentes para lidarem com essa realidade em sala de aula.

A didática, segundo a gerente do programa Pollyana Pimentel, consiste na aproximação do tema com as disciplinas curriculares. “Os professores de todas as disciplinas participam da capacitação. Na prática, eles levarão para dentro da sala de aula o assunto, mas relacionando com suas disciplinas. Por exemplo: nas aulas de história, os alunos irão saber um pouco da origem, o período histórico da entrada dos entorpecentes no seu País, no seu Estado e no Município”, explicou.

O número de professores que participam da capacitação corresponde ao quantitativo de profissionais do 3º e 4º Ciclos (as antigas 5ª e 6ª Séries do Ensino Médio), o que corresponde a alunos na faixa etária de 11 a 16 anos, bastante suscetíveis ao primeiro contato com as drogas.