NOTÍCIAS

Infraestrutura | 23.05.16 - 09h42

Em parceria com estudantes, PCR desenvolve trabalho de educação socioambiental na Campina do Barreto

Ação foi realizada pelos agentes socioambientais da Emlurb com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância do descarte correto do lixo

 

Um conjunto de ações com objetivo de sensibilizar os moradores a manterem as ruas limpas, respeitando os dias e horários da coleta, evitando descarte de lixo em locais inapropriados foi realizada na comunidade da Campina do Barreto, Zona Norte do Recife. O trabalho, desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), aconteceu por duas semanas e contou com o apoio dos alunos da Escola Estadual São Judas Tadeu.

O trabalho começou com a identificação dos pontos críticos de acúmulo de lixo existentes na área. Após esta etapa, a Emlurb promoveu uma série de reuniões na comunidade para apresentar e discutir o planejamento das ações com estudantes, professores, moradores e comerciantes da região. Os agentes socioambientais do órgão, em parceria com os estudantes, realizaram um trabalho porta a porta pela área, distribuindo material informativo e repassando orientações aos moradores.

A aluna do 9° ano Maiara Gomes, 14, participou da ação e aprovou a iniciativa do município. “Com o trabalho porta a porta a gente já percebeu uma melhora. O muro da escola, por exemplo, vivia muito sujo porque as pessoas tinham o hábito de colocar seu lixo lá todos os dias, mas, nesta semana, o local está limpo”, relata. Outra aluna, Marília Beatriz, 14, lembrou que as ações também refletiram no comportamento dos alunos. “Foi um trabalho muito legal! Percorremos diversas ruas falando com os moradores sobre a necessidade de respeitar o esquema de coleta da comunidade. Ajudamos a manter a limpeza das ruas e também de nossa escola”, conclui.

Na última semana, atores da Companhia de Teatro Rosa dos Ventos da Emlurb em parceria com o Teatro de Fantoches da Secretaria de Saúde do Recife estiveram na Escola São Judas Tadeu e na Escola Municipal de Água Fria, ambas na comunidade da Campina do Barreto. Na primeira escola, com os alunos do ensino médio, o grupo apresentou esquetes teatrais, abordando temas como a destinação correta do lixo e repassando orientações sobre coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem. Na outra instituição, com alunos de 5 a 12 anos, o Teatro de Fantoches apresentou uma peça mostrando aos pequenos a importância do trabalho de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O trabalho também contou com a realização da Oficina Reaproveitar com Arte. Nela, moradores da comunidade aprenderam a confeccionar artesanato a partir de materiais recicláveis. No último sábado (21), houve uma exposição com os produtos feitos pelos moradores na oficina, no Oratório da Divina Providência.