Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.05.16 - 19h40

Prefeitura do Recife e UNICEF promovem a III Mostra Internacional de Semanas do Bebê e a Semana do Bebê

A partir desta segunda-feira (23), o evento reunirá a sociedade acadêmica e profissionais de saúde e assistência social em torno de diversas atividades para a melhoria da qualidade de vida das crianças de até seis anos de idade

 

O Recife sedia a partir desta segunda-feira (23), a III Mostra Internacional de Semanas do Bebê e a II Semana do Bebê do Recife. Os eventos são promovidos pela Prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e acontecem até o próximo domingo, 29 de maio. A melhoria da qualidade de vida da criança na primeira infância – de zero a seis anos- é o foco das ações. Durante os sete dias de atividades, serão realizadas ações e serviços para a população e no âmbito acadêmico, uma programação diversificada que inclui palestras, debates, mostra de filmes e rodas de diálogos, com especialistas nacionais e internacionais. A Semana do Bebê, neste ano, está no escopo da Mostra Internacional, que é levada a cada dois anos para uma cidade do mundo. O Recife também foi escolhido por causa do sucesso do evento no ano passado, quando participaram direta e indiretamente de mais de 3,6 mil pessoas.

A III Mostra Internacional das Semanas do Bebê começa nesta segunda (23), na solenidade com as autoridades das instituições envolvidas. Na ocasião, também será realizada uma apresentação com a Orquestra Sinfônica do Recife e uma palestra magna com o professor e médico especialista em saúde Materno Infantil, Giorgio Tamburlini, da Universidade de Trieste, na Itália. O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco e reúne as melhores experiências de Semanas do Bebê em todo o mundo, além de promover a troca de experiências e a promoção do conhecimento científico. Grandes especialistas terão o desenvolvimento atípico de crianças até 06 anos como eixo de discussão nos debates e palestras. O evento segue até a quinta-feira (26) e conta com a parceria do Governo de Pernambuco, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o grupo farmacêutico, Sanofi.

A Mostra também dará destaque às experiências dos municípios que realizaram Semanas do Bebê nos últimos dois anos. Em um painel, os municípios de Sobral e Maracanaú, do Ceará, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, de Pernambuco, e Major Sales e Guamaré, do Rio Grande do Norte, apresentarão seus resultados com foco em inovação, planejamento, capacidade de mobilização, divulgação e realização de atividades. Também foram convidados a participar das apresentações, as cidades de Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro, pelas atividades realizadas em 2015 que celebraram a diversidade e abordaram a realidade das mães em privação de liberdade. Outras 20 cidades terão direito a um banner em uma área de exposição.

A Semana do Bebê do Recife é capitaneada pela PCR por meio da Secretaria de Saúde e tem a participação das secretarias de Educação, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Turismo e Lazer e Desenvolvimento e Empreendedorismo. O evento está em sua 2º edição, vai até o domingo (29) e tem como tema "Desenvolvimento Infantil". Em vários pontos da cidade, serão realizadas atividades referentes à promoção, prevenção e assistência à criança de zero a seis anos.

As ações serão distribuídas em todos os Distritos Sanitários do Recife onde acontecerão atividades lúdicas educativas, oficinas, palestras, rodas de conversa, momentos recreativos e de estimulação com temas relativos ao desenvolvimento infantil - saúde, educação, lazer, entre outras áreas. A programação destinada às crianças, pais, responsáveis e profissionais também contemplará orientações sobre o plano de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, os desafios para o combate à epidemia de arboviroses, crianças com microcefalia, deficiências e transtornos do desenvolvimento global.

Todo o evento será conduzido por profissionais de diversas especialidades que trabalham com a primeira infância - equipes da Atenção Básica, de Unidades de Saúde da Família, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Academia da Cidade, maternidades, policlínicas, creches, escolas, Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

As 52 creches, 26 creches-escolas e 156 escolas com educação infantil da rede municipal de ensino, participarão da Semana. Será realizado um ciclo de palestras e oficinas sobre amamentação e desenvolvimento infantil para as mães, o Café com Leite Literário, com leitura de livros, poesia e cordéis para crianças e atividades lúdicas relacionadas à Linguagem da Arte (jogos com instrumentos musicais, modelagem com massinha de modelar comestível, mergulho ou tapete sensorial, pintura com materiais diversos, brincadeiras com músicas e de faz de conta). Os gestores, coordenadores pedagógicos de escolas, técnicos pedagógicos e educadores da educação infantil da rede municipal de ensino também participarão do I Seminário Educação Infantil em Debate.

Para encerar a Semana do Bebê, a Secretaria de Turismo e Lazer dedicará a esses pequenos recifenses parte da programação do Recife Antigo de Coração. O polo infantil vai caprichar nas atrações a partir das 8h. Além dos brinquedos infláveis, pula-pula e das ações de contação de história e jogos de tabuleiro, que sempre fazem a festa da criançada no bairro, vai ter apresentação especial do mágico Rodrigo Lima e da trupe do Garratt Circus, além da "Esquete Cosquinha, obrigado", espetáculo dos atores Kea e Rafael Gomes, do Clube do Riso.

Filme - O documentário O Começo da Vida, da diretora Estela Renner, que aborda a importância dos primeiros anos de vida, está entre os destaques da III Mostra Internacional, no dia 24/05. O filme mostra relatos em diversos países do mundo, sobre a importância dos primeiros anos de vida de uma criança, focado principalmente nos relacionamentos. Ele será apresentado em uma sessão especial, seguida de um debate com representantes do UNICEF e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, dois dos realizadores do filme.

Livro - Na cerimônia de abertura no dia 23/05, será lançado o livro Transformando a infância no semiárido de Pernambuco – Os resultados da Semana do Bebê em 20 municípios, uma parceria entre o UNICEF e a Sanofi, que sintetiza os desafios e principais avanços com relação a diversos indicadores monitorados pela iniciativa como mortalidade infantil, óbitos neonatais e acesso à creches e pré-escolas. Estes avanços são enfatizados por meio de depoimentos de famílias, gestores, técnicos e especialistas na primeira infância, que mostram como a estratégia de mobilização social deixou um legado de transformação nas práticas e políticas dos municípios.

Aleitamento materno - A Secretaria de Saúde do Recife oferece uma rede de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno de forma intersetorial. Entre as ações estratégicas desenvolvidas, destacam-se a Iniciava Hospital Amigo da Criança, em que as três maternidades do Recife fazem parte; o Banco de Leite Humano da Maternidade Bandeira Filho, assim como postos de coleta de leite humano nas maternidades Barros Lima e Arnaldo Marques, atividades domiciliares de ação em saúde com abordagem em aleitamento materno e alimentação saudável. 

Doação de Leite Materno – Durante a Semana do Bebê também ocorrerá o incentivo à prática de doação de leite materno. Haverá rodas de conversa sobre a importância do aleitamento materno como estratégia para a prevenção de doenças e redução da taxa de mortalidade infantil. Pontos de coleta de vidros estarão espalhados pela cidade para ajudar na campanha de doação do leite humano.

Sobre a Semana do Bebê – É uma das principais estratégias do UNICEF em parceria com governos e municípios para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda nas cidades brasileiras. Em 2015, o UNICEF apoiou a realização de 450 Semanas do Bebê em todo o Brasil, alcançando mais de 850 mil crianças de até 4 anos. Trinta e oito municípios receberam apoio do UNICEF para realizar 5.270 atividades e treinamentos envolvendo 33.296 profissionais de saúde, proteção e educação.

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

 

Serviço:

III Mostra Internacional de Semanas do Bebê

Data: De 23 a 26/05

Local: Teatro Tabocas, Centro de Convenções de Pernambuco - Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda

Inscrições: http://www.concapesistemas.net/unicef/.

Programação: www2.recife.pe.gov.br/semanadobebe

 

II Semana do Bebê

Data: De 23 a 29/05

Programação: www2.recife.pe.gov.br/semanadobebe