Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.05.17 - 18h11

Campanha de vacinação contra a gripe está na última semana

 
A Secretaria de Saúde do Recife alerta que quem não tomou a dose deve procurar um dos 172 postos para se vacinar
 

Termina nesta sexta-feira (26), a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza. A Secretaria de Saúde do Recife alerta que, quem faz parte dos grupos prioritários para tomar a vacina, deve procurar um dos 172 postos de vacinação do Recife - Unidades de Saúde da Família, Policlínicas e Upinhas. Até a manhã desta terça-feira (22), 174.350 doses foram aplicadas dentro do grupo prioritário, o que corresponde a uma cobertura de 48,37% da meta de pessoas a receber a dose contra a gripe (360.467). Somando professores e portadores de doenças crônicas com atestado o número de pessoas vacinadas sobe para 191.018.

"É importante que se evite a corridas aos postos de última hora, evitando assim que se formem grandes filas. A dose pode ser tomada até a sexta-feira (26), das 8h às 17h. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas – mulheres que tiveram bebê recentemente -, indivíduos maiores de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e professores das redes pública e privada fazem parte do grupo prioritário para receber a dose. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). Professores precisam apresentar documento de identificação profissional para serem imunizados. Pessoas com doenças crônicas também devem apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

Influenza - Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto para boca, olhos e nariz. Pessoas dos grupos prioritários são consideradas vulneráveis para o agravamento da doença, por isso devem procurar os postos para serem imunizadas.