Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.05.18 - 18h08

PCR e Unicef apresentam proposições para a Primeira Infância

img_alt

As propostas, em discussão até esta quinta-feira, dentro da 4ª Semana do Bebê do Recife, vão constituir um plano de impacto coletivo. (Foto: Cortesia)

 

Proposições que vão constituir um plano de impacto coletivo de Promoção dos Direitos da Primeira Infância estão em discussão e serão apresentadas nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções de Pernambuco. Para isso, estão reunidos representantes da Prefeitura do Recife, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), junto a membros de instituições de ensino e pesquisas, trabalhadores de saúde, educação, assistência social e da sociedade civil organizada, engajados nesta temática. O diálogo, um dos quatro temas da Plataforma Centros Urbanos (PCU) 2017-2020, que tem a adesão da PCR junto com outras 10 capitais do país, foi aberto na manhã desta quarta-feira (23), dentro da Programação da 4ª Semana do Bebê do Recife,com a participação de quatros secretários municipais - de Saúde, Jailson Correia; de Planejamento; Jorge Vieira; de Educação, Alexandre Rebêlo e de Desenvolvimento social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, e de Jane Santos, especialista da área de desenvolvimento infantil da Unicef no Recife.

O secretário de Planejamento, Jorge Vieira, lembrou que o Recife acaba de aprovar o Marco de Legal da  Primeira Infância, documento que estabelece princípios, diretrizes, instrumentos e competências, legitimando a formulação de politicas pública para a Primeira Infância.  "A Prefeitura hoje já desenvolve mais de 230 políticas, programas e projetos que tratam do desenvolvimento dessa fase", lembrou. Os secretários Jaílson Correia, Alexandre Rebêlo e Ana Rita Suassuna apresentaram ações intersetoriais - que envolvem várias pastas - , executadas pela PCR, a exemplo da construção do Hospital da Mulher do Recife, de creches, Compaz, programas como o Mãe Coruja Recife, Saúde na Escola, Brinquedoar,Casas Lar, Geração Afeto, entre outros projetos implantados. 

Na programação do 1º Diálogo, Jane Santos, da Unicef, salientou que estão sendo trazidos para a discussão parâmetros globais e do município que vão subsidiar a elaboração de política públicas, "Faço questão de destacar que sem intersetorialidade não é possível atingir os objetivos para o cuidado com a primeira infância", enfatizou. “Precisamos apurar nosso olhar para as crianças mais excluídas e vulneráveis da cidade e somar esforços para que cada uma, sem exceção, tenha oportunidade de ter um início de vida pleno, com saúde e proteção”,  destacou Jane Santos. Gilberto Boari, especialista em monitoramento e avaliação da Unicef, apresentou a metodologia a ser utilizada na construção das proposições que terão como foco a mortalidade neonatal e sobrepeso em crianças e jovens, para esse primeiro diálogo temático. 

Os participantes, com membros da sociedade civil organizada, passam a tarde desta quarta-feira (23) em análise conjunta de determinantes - números da cidade que sirvam de parâmetro - e levantamento das proposições que serão discutidas, aprovadas e apresentadas nesta quinta-feira (24).  

 

Direitos - A Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020, que tem como uma de suas prioridades promover os direitos da primeira infância. Uma iniciativa do Unicef, em cooperação com governos e parceiros, a Plataforma busca promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades existentes dentro de cada cidade. A Plataforma acontece em 10 capitais brasileiras e envolve pela primeira vez a cidade do Recife.