NOTÍCIAS

Turismo | 23.06.16 - 14h28

Recife Antigo de Coração em clima junino

O evento que oferece esportes, música e serviços nas ruas do bairro histórico dedica esta 39ª edição aos Santos Juninos. Vai ter quadrilha, comida de milho e muito forró

 

O feriado junino vai terminar com muito forró no Recife Antigo. Neste domingo (26), o bairro histórico recebe a 39ª edição do Recife Antigo de Coração, projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, que convida a população a se divertir, brincar e praticar esportes nos espaços públicos. 

Em homenagem à festa mais nordestina do calendário, o projeto vai contar até com um polo dedicado ao santo do carneirinho, montado em parceria com o Museu Cais do Sertão. O palco, que será montado em frente ao equipamento, receberá Severino dos Oito Baixos e Pecinho Amorim, a partir das 14h. Mas quem quiser aprender um pouco mais sobre a cultura popular do Nordeste, pode aproveitar para visitar o equipamento, que estará aberto das 11h às 18h,com meia-entrada para todos. Para matar a fome dos matutos, foodtrucks e bikefoods estacionarão delícias juninas na frente do museu.

Com dois mil metros quadrados de área, o Cais do Sertão (www.caisdosertao.com.br), instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, oferece aos visitantes uma belíssima exposição permanente sobre a cultura e os personagens que brotaram da seca e da aridez do Sertão, retratado com a ajuda de um de seus mais célebres cicerones: Luiz Gonzaga. Usando e abusando da tecnologia, o museu oferece um passeio pelos infinitivos que habitam o Sertão, a partir dos verbos viver, trabalhar, cantar, ocupar, crer, migrar e criar.

Os santos juninos também desfilarão suas tradições no Recife Antigo. Das 8h às 18h, ficarão expostas na Avenida Rio Branco as bandeiras dos Santos Juninos, que desfilam em cortejo todo ano pelas ruas do Recife.

No palco tradicionalmente montado na Alfredo Lisboa, também não vai faltar forró. Nem quadrilha. O Show do Bem, comandado por Adriana B., das 10h às 12h, contará com a participação das crianças da Organização do Auxílio Fraterno, das Sereias Teimosas, da Quadrilha Devera e da Banda do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança.

Das 14h às 16h, o Clube do Samba, de Karyna Spinelli, vai receber Lucinha Guerra, Coco da Resistência, Riá Oliveira, João Paulo Albertim. Em seguida, às 16h30, sobe ao palco o cantor e compositor André Rio. Encerrando a programação do palco, o Forrozão Mistura Tropical, da cidade de São Bento do Una, vai botar todo mundo para arrastar pé.

No palco montado ao lado da Praça do Arsenal, haverá show da Orquestra Zuza Miranda e Thais, para embalar o Dançando na Rua.

Na Avenida Rio Branco, serão oferecidas a Escolinha de Bike, ação do Itaú e Compartibike para formar novas gerações de ciclistas e motoristas mais conscientes, uma ação de enfrentamento à violência contra a mulher, da Secretaria da Mulher, e uma oficina de confecção de corações de papel, oferecida pela OAF, para multiplicar o amor Recife afora. A Rio Branco recebe ainda a feira de livros novos e usados Vai dar Leitura, com títulos que variam de R$ 7 a R$ 35.

Para a criançada, a programação contará com recreação, piscina de bola, cama elástica e pula-pula, apresentações do Cube do Riso, biblioteca móvel da editora Cepe e com um jogo sobre o turismo no Recife, em que os participantes serão as peças do tabuleiro.

As ruas do bairro histórico também estarão cheias de convites para a prática de exercícios. Além da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, vai ter rugby, futebol, vôlei, parkour, badminton, handeibol, slackline e basquete de rua na Marquês de Olinda. Na Avenida Alfredo Lisboa, serão disponibilizados rampas e skates para a prática do esporte, sem custo e com a orientação de professores. Também da Alfredo Lisboa, será montada uma pista de patinação, para iniciantes e iniciados.

RECIFE RECEBE

O vizinho convidado para a festa nesta edição do Recife Antigo de Coração foi São Bento do Uma.Famoso pelo artesanato e pela Corrida da Galinha, que já faz parte do calendário de eventos turísticos do estado de Pernambuco, o município trará para o bairro histórico as orquestras Sopro Suave e Talentos do Una, além da Quadrilha Lumiar

 

Programação

 

Polo Cultural, Artístico e de Lazer

Museus no Recife Antigo Bandeiras dos Santos - Avenida Rio Branco, das 8h às18h;

Recife Recebe São Bento do Una - Avenida Rio Branco, das 14h às 18h;

Feirinha do Bem - Avenida Rio Branco, das 8h às 18h;

Escolinha de Bike - Avenida Rio Branco, das 9h às 16h;

Ação de Enfrentamento da Violência contra a Mulher - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h;

Vai dar Leitura - Avenida Rio Branco, das 14h às 18h;

Ação do Coração da OAF - Avenida Rio Branco, das 8h às 12h

Show do Bem - Palco Marco Zero, das 10h às 12h;

Clube do Samba- Palco Marco Zero, das 14h às 16h;

André Rio - Palco Marco Zero, das 16h30 às 17h10;

Forrozão Mistura Musical - Palco Marco Zero, das 17h30 às 18h10;

Dançando na Rua - Praça do Arsenal, das 15h às 18h;

 

Polo Junino Museu Cais do Sertão

Trio de forró pé de serra - das 14h às 15h;

Pecinho Amorim - 16h às 17h;

 

Polo Saúde

Ação de Qualidade de Vida - Avenida Rio Branco, das 7h às16h;

 

Polo Infantil

Recreação - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;

CEPE Móvel - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 18h;

Clube do Riso - Avenida Marquês de Olinda, das 16h às 18h;

 

Polo Esportivo

Futebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Vôlei - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Parkour - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Badminton - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Handebol - Avenida Marquês de Olinda, das 8h às 17h;

Slackline - Rua Dona Maria César, das 8h às 17h;

Rugby - Avenida Marquês de Olinda com a Rua do Bom Jesus, das 10h às 12h;

Aluguel de bike - Rua do Bom Jesus, das 8h às 17h;

Rampas e equipamentos de skate - Avenida Alfredo Lisboa, das 9h às 18h

 

Ringue de Patinação - Avenida Alfredo Lisboa, das 14h às 18h.