NOTÍCIAS

Cultura | 23.07.14 - 10h08

Cerca de 90 taxistas concluíram curso de inglês instrumental básico oferecido pelo programa Taxi OK

O programa busca oferecer cursos e capacitações com foco na qualificação profissional e na modernização do serviço. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

A primeira parte do programa Táxi OK foi concluída na última segunda-feira (21) com a entrega dos certificados do curso de inglês instrumental básico. A parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) beneficiou pouco mais de 90 taxistas que possuem praça no Recife. O programa busca oferecer cursos e capacitações com foco na qualificação profissional e na modernização do serviço oferecido pelos taxistas que atuam na capital pernambucana.

Há 12 anos exercendo a profissão de taxista, Severino Ramos aprovou a iniciativa e diz que se surpreendeu com a qualidade do curso. "Já participei de outros cursos oferecidos pela prefeitura. Mas esse curso de inglês foi muito bom. Foi o melhor que já fiz e a turma toda gostou", disse. Severino teve a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu ao atender turistas durante o período da Copa do Mundo. "Atender falando mesmo que seja o básico foi importante. O passageiro se sente mais à vontade e quando eu dizia que fiz o curso, todos incentivavam a não parar de estudar. Estou na expectativa de fazer outros cursos", completou o taxista.

Ao todo, foram formadas dez turmas que, entre os meses de maio e junho, participaram das aulas de inglês básico. O cronograma foi montado de acordo com a disponibilidade de aula dos grupos, com turnos à tarde e à noite. Durante a entrega dos certificados, o Senac sorteou uma bolsa para o período de seis meses de qualquer curso de idioma que possui na sua grade e dois jantares, com direito a acompanhante, no seu restaurante escola. "Já estamos em campo para identificar outros tipos de cursos de capacitação que possam ajudar os nossos taxistas a se qualificarem para o mercado", disse Eliane Cabral, gerente geral de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano.