NOTÍCIAS

Cultura | 23.07.14 - 15h45

Participação direta marca primeira plenária do Recife Participa 2014

Aproximadamente 700 pessoas compareceram ao encontro e puderam dialogar diretamente com a Prefeitura. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Cerca de 700 pessoas estiveram na quadra da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro, na noite desta terça-feira (23) para a primeira plenária dos Fóruns Microrregionais 2014, do Recife Participa. A noite foi marcada por um debate direto sobre habitação, tema eleito pela comunidade para a plenária, no qual os participantes puderam dialogar diretamente com o secretário de Habitação da Prefeitura do Recife, Romero Jatobá. A discussão foi conduzida pelo secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes.

"Estamos dando continuidade em tudo aquilo que foi combinado nas reuniões de instalação dos Fóruns. Este é um encontro aberto, no qual a sociedade poderá falar diretamente com a Prefeitura, sem burocracia. Um ambiente extremamente democrático, de construção de um governo em conjunto com a sociedade e de consolidação da gestão participativa", destacou Sileno Guedes.

Em seguida, Romero Jatobá fez a apresentação "Habitação de Interesse Social", na qual mostrou o planejamento para redução do déficit habitacional conduzido pela Secretaria de Habitação. O secretário detalhou ainda o novo padrão de qualidade, estabelecido pela atual gestão, em que os habitacionais são entregue com acabamento melhorado: revestimento em gesso, cerâmica nos pisos e nos banheiros, além de pintura geral.

Após a explanação, as falas foram abertas à população que pôde questionar diretamente o secretário sobre o tema. Mais de 30 pessoas se inscreveram para fazer uso da palavra e receberam, quando possível, uma resposta imediata para seus questionamentos. "Essa gestão tem compromisso em ouvir vocês. Não é a toa que fazemos encontros como esse. Porque queremos ouvir a população e levar a sério tudo que é dito. Daremos resposta a tudo que foi levantado aqui", afirmou Romero Jatobá.

Na chegada, os participantes foram cadastrados para que fosse possível fazer um acompanhamento de suas demandas. Toda a plenária foi registrada em vídeo para que o conteúdo da discussão seja dissecado pelas equipes da Secretaria de Governo e Participação Social e de Planejamento e Gestão da Prefeitura do Recife, para que sejam dados os encaminhamentos.

As plenárias dos Fóruns Microrregionais do Recife Participa 2014 continuam até o dia 28 de agosto. O próximo encontro está marcado para as 19h desta quinta-feira (24), no Minicampo de Lagoa Encantada, na Avenida Doutor Benigno Jordão de Vasconcelos, S/N, em Lagoa Encantada. O tema eleito para a plenária foi novamente Habitação, desta vez voltada para a Microrregião Político Administrativa 6.3.

HISTÓRICO - Em 2013, a Prefeitura do Recife lançou o novo modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife, denominado de Recife Participa, que pretende ampliar e qualificar a gestão participativa e o controle social no Recife. A primeira atividade do programa foi convocar a sociedade para o Seminário Recife Participa, em julho do ano passado. Na ocasião, mais de duas mil pessoas discutiram com todo o secretariado os assuntos da cidade, em mesas temáticas. As demandas discutidas no Seminário do Recife Participa foram incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2014 e no Plano Plurianual 2014-2017, ambos aprovados pela Câmara Municipal do Recife.

A etapa seguinte foi a instalação dos Fóruns Microrregionais e Conselhos Regionais. Os Fóruns e Conselhos são as instâncias permanentes de participação popular previstas no Recife Participa. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, percorreu as 18 Micorregiões Político-Administrativas da cidade para eleger através de votação direta os coordenadores dos Fóruns e os Conselheiros Regionais do Recife Participa. Nesta rodada, também foram eleitos os temas prioritários para cada Microrregião, estão sendo discutidos com a presença dos secretários de cada pasta, nas plenárias dos Fóruns Microrregionais. Mais de 14 mil pessoas participaram deste processo.