Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 23.07.16 - 13h14

Mutirão de serviços da PCR chega ao Sítio Cardoso

img_alt

Localidade, na Madalena, recebeu uma estrutura com a oferta de atendimentos em saúde, educação, cidadania, limpeza e manutenção urbana (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Vários recifenses acordaram cedo neste sábado (23) para acompanhar o mutirão de serviços integrados promovido pela Prefeitura do Recife nos finais de semana. Desta vez foi a localidade do Sítio Cardoso, na Madalena, que teve a oportunidade de realizar atividades nas áreas de saúde, educação, cidadania, além das intervenções de limpeza e manutenção urbana. Um dos serviços mais procurados foi a retirada de documentos, como certidão de nascimento e carteira de identidade. 

“Muitas pessoas vieram até aqui para tirar estes documentos, mas também realizaram outras atividades. A Secretaria de Saúde está presente oferecendo exame de mamografia, exame de glicose e várias orientações. Na área da cidadania também realizamos atendimento sobre o Bolsa Família. E a Emlurb também está aqui realizando várias intervenções de limpeza e manutenção, como a poda de árvores, recuperação do pavimento, drenagem, iluminação pública, entre outras”, destacou o prefeito Geraldo Julio durante visita ao mutirão.

Uma equipe da Sala do Empreendedor, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, esteve presente no mutirão prestando esclarecimentos para quem deseja abrir o próprio negócio e também para quem já possui micro ou pequenas empresas. A Secretaria da Mulher do Recife realizou a divulgação dos serviços de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. As secretarias de Governo e Participação Social, Mobilidade e Controle Urbano, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Infraestrutura e Serviços Urbanos, entre outras também desenvolveram ações durante o mutirão. Os moradores do local ainda puderam tirar segunda via de documentos e fazer o cadastro em programas sociais, como o Bolas Família.

“Foi ótimo isso aqui. Porque para a gente agendar para tirar a carteira de identidade demora um certo tempo. E aqui foi muito rápido. Eu ainda vou aproveitar tudo que está sendo oferecido aqui de saúde”, disse a moradora Renata Patrícia dos Santos, que foi até o local para tirar a segunda via do RG e uma nova carteira profissional. Outro que também aproveitou para fazer um checkup na saúde foi Paulo Adriano, que realizou todos os exames disponíveis no local. “Nem sempre a gente tem tempo de ver essas coisas e hoje eu vim aqui para dar uma olhada na glicose e na pressão. Agora vou ali para tirar minha identidade. Estou só esperando minha vez”, contou.

Cerca de 70 profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife participaram do mutirão de serviços integrados, no bairro da Madalena. As pessoas tiveram a oportunidade de aferir a pressão arterial, HGT, realizar o teste rápido de HIV e sífilis, passar por avaliação física e atualização do cartão de vacina. As mulheres entre 50 e 69 anos puderam fazer exame no mamógrafo móvel. Os profissionais também ofereceram orientações sobre saúde bucal, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, além de realizarem a distribuição de preservativos.

Durante todo o fim de semana, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) estarão nas ruas do bairro, entre 8h e 17h, realizando o tratamento e eliminação de possíveis focos do mosquito, sendo 28 agentes atuando no sábado e 26 no domingo. Cerca de 1.500 imóveis serão vistoriados nas ações durante o fim de semana. A Emlurb fará a retirada dos entulhos para facilitar o trabalho dos asaces. As ruas que serão trabalhadas pelos asaces e a Emlurb: Rua Campos Sales, Rua aliados, Rua Henry Koster, Rua Divinópolis, Rua Fagundes Varela, Rua Estácio de Sá e Rua Severino Pessoa.

Já a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) participa do mutirão de serviços na comunidade Sítio do Cardoso, na Madalena, realizando ações de limpeza urbana, pavimentação, drenagem e de poda. Na última sexta-feira (22), o órgão realizou o recapeamento de um trecho da Rua A. O investimento foi de aproximadamente R$ 30 mil. Além disso, algumas vias da comunidade estão recebendo intervenções de tapa-buraco, a exemplo das ruas Fagundes Varella e Severino Pessoa.

A localidade recebeu ainda a execução de serviços de drenagem, com objetivo de melhorar o escoamento das águas da chuva. Foram realizadas limpeza de galerias, além de colocação de pré-moldados. O trabalho contou com cerca de 30 trabalhadores. Desde a última quinta-feira (21), a Emlurb está atuando na manutenção da arborização da área, com serviços de poda em diversas vias. Na ação deste sábado, o órgão também realizou a limpeza da Praça Professor Calazans, localizada na Rua José Higino.

Dentre as ações executadas, também houve um reforço na limpeza da área. Ao todo, 40 ajudantes fizeram a limpeza na comunidade, realizando varrição, capinação, coleta manual e mecanizada e remoção de resíduos volumosos. Para o serviço, a Emlurb disponibilizou duas caçambas basculantes. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 15 toneladas.

PAVIMENTAÇÃO – A Empresa de Urbanização do Recife (URB) concluiu, em fevereiro deste ano, as obras de pavimentação e drenagem da Rua Beco do Sapateiro, na comunidade do Sítio do Cardoso, na Madalena. A via também recebeu a instalação de iluminação pública, antes inexistente, o que aumentou a sensação de segurança no local. A intervenção garante o acesso de moradores e estudantes a uma das principais vias da região, a Avenida Campos Sales. A obra teve um investimento de R$ 53.161,42 com recursos próprios