Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 23.07.18 - 11h25

Começam amanhã as atividades em comemoração do Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

Diversas pastas municipais estão envolvidas na programação que traz feiras de serviços, apresentações musicais, debates e oficinas.

 

Para celebrar o dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, a Prefeitura do Recife irá promover uma série de atividades voltadas para o empoderamento da mulher negra, a partir de amanhã (24). As secretarias da Mulher, Direitos Humanos e Saúde reuniram-se para construir a programação que conta com feiras de serviços, fóruns de debates, rodas de diálogos, oficinas e apresentações artísticas. As ações serão realizadas nesta terça (24), quarta (25) e sábado (28).

O evento de abertura é encabeçado pela Secretaria da Mulher. O Pátio de São Pedro foi o local escolhido para a Feira da Ancestralidade e Resistência que será realizada durante todo o dia de amanhã (24), das 8h30 às 23h. Na programação, constam oficinas de gastronomia afro e poesia, rodas de diálogo sobre arte e novas plataformas de difusão do feminismo negro, além das apresentações artísticas. Para as mães que precisarem levar seus filhos, a Secretaria traz uma atividade voltada para o público infantil, com contação de histórias do continente africano. No Pátio, também será realizada uma feira de serviços com representantes das secretarias municipais, barraquinhas de gastronomia e moda afro. Toda a ação é gratuita a aberta ao público. 

No edifício-sede da Prefeitura, ainda no dia 24,  a Secretaria de Saúde promove o XIII Fórum Perinatal do Recife com o debate sobre violência obstétrica e parto humanizado. O evento começa às 14h e é voltados para profissionais da saúde. 

Já na terça (25), as atividades começam com o Centro de Referência Clarice Lispector que fará um encontro com as usuárias sobre empoderamento da mulher negra, das 9h às 15h. O debate sobre violência obstetrícia e parto humanizado será levado, neste dia, para a Ocupação Marielle Franco, no centro do Recife, das 14h às 17h, pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife e da Saúde.    

Uma feira de serviços no terreiro Ilê Iomonnjá Ogunté, em Água Fria, fecha a programação da mulher negra. O evento será aberto ao público, das 8h às 13h, encabeçado pela Gerência de Igualdade Racial da Prefeitura.  

MULHER - No dia 24, a Secretaria da Mulher do Recife ocupa o Pátio de São Pedro para falar sobre o empoderamento da mulher negra. Com o dia inteiro de atividades, a Feira da Ancestralidae e Resistência traz debates, oficinas, rede de serviços, gastronomia, moda e apresentações artísticas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.  

A programação começa com uma alvorada de abertura, cantada por Sue Ramos. Em seguida, das 9h às 12h, Jorge Arruda e Cinthia Fabiana comandam uma oficina de gastronomia afro. Serão disponibilizadas 35 vagas para mulheres, com inscrição gratuita e no local.

À tarde, às 14h30, é a vez da poetisa Odailta Alves ministrar uma oficina de poesia sobre ancestralidade. Logo após, ocorre a mesa Essa ciranda é de todas nós – Arte e ancestralidade da mulher negra latinoamericana e caribenha, com as artistas Lia de Itamaracá e Janaína Gomes e mediação da jornalista Karol Pacheco. O debate gira em torno da participação das mulheres negras na construção da cena artística no Recife, implicações e legados.

Paralelo à mesa, Joaninha Dias conta histórias oriundas do continente africano para as crianças. A contação começa às 16h e segue até às 18h. Após o debate sobre arte e ancestralidade, é a vez da mesa reExistência – a quem será que se destina? Novas plataformas de difusão do feminismo negro com as youtubers Tia Má, de Salvador, Uana Mahin, de Recife, a partir das 17h. A mediação é da jornalista de Lenne Ferreira.  Poetisas  do Boca do Trombone e do Slam das Minas disparam suas rimas das 18h às 19h. 

A programação fecha com as apresentações musicais de Isaar, Lia de Camaragibe, 808 Crew, Flor de Mulungu e Rayssa Dias. O shows estão previstos para iniciarem às 19h. A perfomance da artista Aurora Boreal vem antes da apresentação de Isaar. Nos intervalos, é a Dj Mayara Cajueiro quem comanda o som. A curadoria artística é da Aqualtune Produções. 

Para a feira de serviços, estarão presentes as secretarias municipais da Mulher, Direitos Humanos e Saúde com as principais atividades desenvolvidas na gestão.A parte institucional ainda conta com barracas do Conselho da Mulher do Recife, da Secretaria da Mulher de Pernambuco. O público ainda pode conhecer o artesanato da Rede Tecendo Cidadania, se deliciar com a gastronomia afro e entender da importância das ervas medicinais.  

No dia 25, o Centro de Referência Clarice Lispector reúne suas usuárias para uma roda de conversa sobre o empoderamento da mulher negra. A equipe técnica do Clarice irá debater empoderamento, autoestima e a ancestralidade das mulheres negras. Quem participa do evento é o Coletivo Filhas do Vento contando a história e a importância do dia 25 de julho para a população negra. A atividade começa às 9h e segue até às 15h. 

SAÚDE - A Coordenação da Política de Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do Recife traz à discussão aspectos da saúde desse grupo. Na terça-feira (24), a partir das 8h30, haverá uma roda de diálogo – evento aberto -, no Pátio de São Pedro, com a oferta de exame de mamografia, no mamógrafo móvel, além de outros serviços de saúde. Neste mesmo dia, às 14h, será realizado o Fórum Perinatal do Recife, no auditório Capiba, na sede da Prefeitura do Recife, no 15º andar, com o tema Humanização Obstétrica na Mulher Negra. O assunto atualiza os profissionais da rede municipal de saúde sobre a adoção de práticas humanizadas e seguras na gestão do parto e no pós-parto, inclusive no atendimento do aborto. 

Na quarta-feira (25), a partir das 14h, na Praça do Diário, mulheres negras vão poder conhecer melhor as novas práticas humanizadas do parto, discutidas no Fórum Perinatal do dia anterior. 

DIREITOS HUMANOS - A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), através da Gerência de Igualdade Racial e com a participação de diversos parceiros, promove um mutirão de serviços no terreiro Ilê Iemonjá Ogunté, em Água Fria, na manhã do próximo dia 28. Entre 8h e 13h, haverá agendamento da emissão de RG (apenas a primeira via é gratuita); roda de diálogo sobre juventude de terreiro, divulgação da plataforma digital de denúncia de LGBTfobia e dos serviços disponíveis no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, serviços de saúde, atendimento jurídico da Defensoria Pública do Estado, entre outros serviços.

A Secretaria também estará presente, no dia 24, no Pátio de São Pedro com a divulgação dos serviços da plataforma digital de denúncia de LGBTfobia e as ações disponíveis no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT. 

 

PROGRAMAÇÃO: 

FEIRA DA ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA

8h30 - Alvorada - com apresentação de afoxé

9h às 12h - Oficina gastronomia - Religiões  de matriz africa, afro-brasileira e a gastronomia afro no empoderamento feminno. Cinthia Fabiana e Jorge Arruda. 

14h30 - Oficina de poesia com Adailta Alves - Ancestralidade

16h às 18h- Programação infantil -  contação de histórias oriundas do continente africano

16h - Roda de diálogo - Essa ciranda é de todas nós – Arte e ancestralidade da mulher negra latinoamericana e caribenha, com as artistas Lia de Itamaracá e Janaína Gomes e mediação da jornalista Karol Pacheco.

17h - Roda de diálogo - reExistência – a quem será que se destina? Novas plataformas de difusão do feminismo negro com as youtubers Tia Má, de Salvador, Uana Mahin, de Recife. A mediação é da jornalista de Lenne Ferreira. 

18h - Recital Boca no Trombone + Slam das Minas

Programação musical ( com curadoria da Aqualtune Produções) :

19h - Lia de Camaragibe

20h - Flor de Mulungu


Perfomance Aurora Boreal


21h - Isaar

22h - 808 Crew

22h30 - Rayssa Dias

Dj Mayara Cajueiro nos intervalos 

Tia Má

Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, é jornalista, humorista, atriz e influencer e usa de humor e sarcasmo para falar sobre relacionamento, política, racismo e machismo nas redes sociais, na TV, no Rádio e em palestras. Eleita uma das blogueiras mais influentes da internet e capa de revistas, Tia Má foi a primeira mulher negra a apresentar um stand up no Brasil. O espetáculo “Tia Má com a Língua Solta” estreou em Salvador com ingressos esgotados com dias de antecedência e já lotou teatros no interior da Bahia, em São Paulo e Brasília. Tia Má faz parte do time de parceiros do programa Encontro com Fátima Bernardes, na rede globo, com participações frequentes e comentários que dão voz as mulheres negras e nordestinas, além de fazer parte do time de embaixadores do Criança Esperança.

 Canal no Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCRBXJJWomcCATYqFbGO3Vdg 

 

Uana Mahin - canal no Youtube:  Afrontamento  (https://www.youtube.com/channel/UCGMg8uRevlHeDBspbLEX5ZQ/featured) 

 

AQUALTUNE PRODUÇÕES 

Coletivo que tem como principal objetivo colocar a mulher negra no protagonismo da produção cultural e fortalecer artistas periféricos, especialmente mulheres. O coletivo surgiu em julho de 2017 e tem promovido e ajudado a viabilizar a carreira de nomes da cena underground do Recife e Região Metropolitana que dialogam com a cultura popular, negra e periférica. A AQUALTUNE é responsável pela criação da festa #GeraBuceta, realizada em março deste ano, e que ganhou repercussão nacional por causa dos ataques machistas que recebeu. O coletivo também atua no gerenciamento de artistas da terra à nível local e nacional. O coletivo também criou o movimento #Pátio Vive que propõe a ocupação e valorizando do Pátio de São Pedro como território preto. O coletivo tem seu quilombo está instalado em um dos casarios do local, chamado Pátio Criativo, que tem como proposta incentivar e fortalecer iniciativas independentes dentro da perspectiva da economia criativa.