NOTÍCIAS

Infraestrutura | 23.07.18 - 13h00

Parque da Jaqueira terá calçada ampliada

img_alt

Intervenção é mais uma etapa da obra de requalificação de calçadas da Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte do Recife (Foto: Cortesia)

 

As calçadas do Parque da Jaqueira, Avenida Rui Barbosa, estão ganhando um novo conceito. O local está sendo ampliado, permitindo um caminhar mais agradável e acessível para os usuários do parque, além das pessoas que circulam diariamente pela área. A ação faz parte do programa Calçada Legal, executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), que prevê a requalificação de passeios públicos nos principais corredores de ônibus do Recife. A obra nas calçadas da Avenida Rui Barbosa já começou e seguirá até o cruzamento da via com a Avenida Agamenon Magalhães.

Na calçada do Parque da Jaqueira, na Rui Barbosa, a proposta é diferente do restante da via. A proposta é alargar toda a extensão do passeio, com o recuo do gradil existente e efetuando mudanças em alguns trechos do Parque. Na área onde atualmente existe um espaço de ginástica, será feito um novo desenho da plataforma, garantindo que o equipamento continue no mesmo local e com o mesmo tamanho.
 
Já no trecho onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Conceição, o passeio atual será terá um ganho de 5 metros de largura, ou seja, ao todo serão mais de 8 metros de calçadas acessíveis para garantir mobilidade e conforto para pedestres e usuários do parque. Outra ação importante é a mudança na entrada e saída de carros. Com o recuo, serão feitas duas travessias elevadas de pedestres, no mesmo nível da calçada, o que vai possibilitar que todo o percurso seja acessível.
 
PROGRAMA CALÇADA LEGAL – O programa prevê a requalificação dos passeios públicos dos principais corredores viários da cidade. As vias foram divididas em dez lotes e a perspectiva é que todos sejam licitados ainda este ano. Serão feitos corredores viários em todas as Regiões Políticas Administrativas (RPA’s). Atualmente a URB executa obras nas ruas Barão de Souza Leão (Boa Viagem), Maria Irene (Jordão), Rui Barbosa (Graças), João de Barros (Boa Vista), Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira), Augusto Calheiros (Afogados), Avenida do Forte e Carlos Gomes (Cordeiro). O objetivo é privilegiar o caminhar, uma vez que mais de 70% da população do Recife usa transporte público ou se locomove a pé para casa, trabalho ou escola/faculdade.