Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 23.08.17 - 18h43

Curso ensina empreendedores a estruturar melhor suas ideias de negócios

img_alt

Atividade usou o método “Canvas”, ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos para empreendimentos novos ou já existentes. (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

Cerca de 20 empreendedores participaram, até esta quarta-feira (23), do curso “Transforme sua ideia num modelo de negócios”, uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo foi capacitar os participantes para estruturar melhor suas ideias de negócios, utilizando o método “Canvas”, ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos para empreendimentos novos ou já existentes.

A atividade começou na segunda (21), numa articulação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente que envolveu a Sala do Empreendedor e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte). De acordo com o consultor credenciado do Sebrae, Carlos Harduim, responsável pelas aulas, a metodologia Canvas permite organizar mentalmente o negócio que se quer implantar.

"A ideia é preencher um mapa visual com nove módulos, começando pela Proposta de Valor, que define qual necessidade o negócio pretende atender, e passando pela definição de atividades principais, parcerias, relacionamento com clientes, estrutura de custos e fontes de receitas”, explica Harduim. Com o método, a pessoa analisa hipóteses e pode definir melhor o que pretende fazer, inclusive avaliando a viabilidade da ideia.

"Participei do curso em busca de reciclagem e inovação. “O mercado é muito dinâmico e deixa pra trás quem não se atualiza”, diz o empresário Marcos Godoy, que tem lojas de calçados nos bairros de Água Fria, Beberibe e Casa Amarela. Ele pretende usar o conhecimento adquirido para transformar ideias em novos negócios.

Para a microempreendedora individual Fátima Gondim, que trabalha com entrega de doces e salgados, a capacitação já rendeu uma ideia de sociedade com duas colegas de curso. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendemos a ver como um bom modelo de negócios pode fazer a empresa prosperar cada vez mais”, diz.