Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 23.08.17 - 12h17

Estão abertas as inscrições gratuitas para o 18º Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação

img_alt

Aberto ao público, o encontro é promovido pela Secretaria de Educação do Recife e conta com certificado (Foto: Luciano Ferreira/ArquivoPCR)

 

A Secretaria de Educação do Recife promove o 18º Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação, que contará com a palestra "Gamificação: a ludicidade como experiência de aprendizagem engajadora", ministrada pelo professor Breno Carvalho, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O encontro acontece na próxima segunda-feira (28), às 14h, na Escola de Formação de Educadores do Recife (Efer) Professor Paulo Freire. O colóquio é gratuito e conta com certificado. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Realizado mensalmente, o colóquio tem como objetivo auxiliar a formação de gestores e professores multiplicadores que utilizam a tecnologia em sala de aula, além de incentivar e orientar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em Tecnologia na Educação, com ênfase na inovação da prática pedagógica na escola. A intenção é fomentar a produção científica na rede municipal de educação e proporcionar o debate com professores, estudantes de graduação, pós-graduação e público geral sobre temas relacionados à tecnologia na educação.

O professor Breno Carvalho já foi coordenador do curso Tecnológico em Jogos Digitais e atualmente faz parte do corpo docente do mestrado em Indústrias Criativas, ambos da Unicap. A palestra "Gamificação: a ludicidade como experiência de aprendizagem engajadora" tem como objetivo abordar o uso do lúdico para despertar o interesse do estudante e discutir sobre a utilização de jogos no engajamento das atividades em sala de aula. 

GAMIFICAÇÃO - Com o objetivo de trabalhar conteúdos das disciplinas escolares de forma lúdica e melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula, a Secretaria de Educação do Recife investiu na utilização de uma plataforma digital de aprendizagem para os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal, a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE). Desenvolvida pela empresa pernambucana Joy Street, a OJE foi lançada na rede municipal em maio de 2017 com o objetivo de beneficiar os cerca de 12 mil estudantes do 6º ao 9º ano matriculados nas 36 escolas de Anos Finais do Recife.  A plataforma monitora automaticamente o desempenho dos estudantes, para que os docentes possam trabalhar os temas que os alunos têm mais dificuldade. O objetivo dos games da OJE é trabalhar os conteúdos das disciplinas escolares através de desafios e enigmas para que os estudantes aprendam se divertindo, numa linguagem mais próxima da realidade dos jovens. Os desafios online, que podem ser respondidos individualmente ou em times, também devem ajudar a integrar e engajar os estudantes.

SERVIÇO

O que: 18º Colóquio de Pesquisa e Inovação em Educação | Gamificação: a ludicidade como experiência de aprendizagem engajadora

Quando: 28/08 (segunda-feira) das 14h às 17h

Onde: Auditório Luiz Gonzaga, na Escola de Formação de Educadores do Recife (Efer) Professor Paulo Freire | Rua Real da Torre, 299, Madalena

Inscrições gratuitas e abertas ao público através do link: https://goo.gl/eTSEkT