Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.08.17 - 18h56

Mulheres com deficiência têm acesso a exames em equipamentos adaptados no Hospital da Mulher

img_alt

Ação faz parte da programação da 16° Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura do Recife até a próxima segunda (28). (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, participou, nesta quarta-feira (23), das ações da 16° Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura do Recife. Até a próxima segunda-feira (28). Cerca de 20 mulheres fizeram exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo de câncer de colo de útero em mesa ginecológica e mamógrafo adaptados, que garantem a acessibilidade das pacientes com deficiência.

"O engajamento no trabalho de conscientização e de reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência é dever nosso e de toda a sociedade”, ressaltou a diretora-geral do HMR, Isabela Coutinho.

As pacientes aprovaram a ação. “Fiquei muito satisfeita com o exame e com a estrutura do hospital”, elogiou Maria Eunice de Melo, de 70 anos, que é surda, e fez o exame preventivo. Ela estava acompanhada da filha Gisela, que é intérprete de libras e auxilia a mãe a se comunicar com as pessoas.

Durante a manhã, as mulheres ainda assistiram a uma palestra educativa da Secretaria de Saúde do Recife sobre hipertensão, diabetes e câncer de mama. “Com a ação de hoje, atingimos nosso objetivo e estamos muito felizes”, destacou Arenilda Duque, chefe de Divisão da Pessoa com Deficiência do Recife. Além dos serviços oferecidos no Hospital da Mulher, a Secretaria de Saúde está ofertando serviços exclusivos para as pessoas com deficiência em diversas unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários, ao longo de todo o mês.


PROGRAMAÇÃO
 - Com o tema “Somos diferentes, em luta por direitos iguais” e sob o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, a Prefeitura do Recife deu início à 16ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência na última segunda-feira (21), com o lançamento de uma cartilha em braile sobre atenção básica à saúde. O primeiro dia contou também com uma roda de diálogo sobre os desafios de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trasvestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) com deficiência no Centro de Referência em Cidadania LGBT, no bairro da Boa Vista. Já nessa terça (22), a PCR realizou um mutirão de serviços de saúde e cidadania no Pátio do Carmo.

 Na manhã da sexta-feira (25), a partir das 8h, a Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação do Recife promoverá apresentação de capoeira, recital de poesias e apresentação de um coral formado por alunos surdos no Compaz do Cordeiro. O equipamento também receberá uma palestra sobre empregabilidade da pessoa com deficiência.

A partir das 17h da sexta, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife realizará o 2º luau do Projeto Praia sem Barreiras – que oferece banho de mar assistido às pessoas com deficiência, através de cadeiras anfíbias, na Praia de Boa Viagem. As apresentações musicais acontecerão na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O projeto integra o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

No domingo (27), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer preparou uma programação especial em homenagem à Semana da Pessoa com Deficiência. A partir das 9h, o Olha!Recife terá sua edição inclusiva. O passeio partirá com um ônibus adaptado da Praça do Derby, seguindo pela histórica Praça da República e faz uma parada para visitar o Palácio do Campo das Princesas. Em seguida, o grupo segue para fazer um tour pelo Bairro do Recife e desembarca no Recife Antigo de Coração (RAC), evento tradicional que acontece todo último domingo do mês.

Desta vez, o RAC será todo dedicado à inclusão. As brincadeiras de criança e todas as atividades esportivas serão adaptadas. Vai acontecer também a I Corrida Inclusiva Corrida para Amar, o Circo Social Inclusivo e o Dançando a Inclusão, onde será aberto espaço para grupos de toda a cidade mostrarem sua arte. No polo musical, Nena Queiroga será a grande mestre de cerimônia. A cantora receberá no palco vários artistas com deficiência, que são referência para a cultura de Pernambuco, como Cris Nolasto, o percussionista Diego Rocha, o Balé Florescer, entre outros.

Para encerrar a programação da 16ª Semana da Pessoa com Deficiência, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) promoverá um curso de libras instrumental para agentes de trânsito, a partir dna próxima segunda-feira (28), no Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista. Os agentes terão um mês de aulas.