Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.08.17 - 16h23

PCR inicia atividades em comemoração aos três anos do Centro LGBT

img_alt

A programação de aniversário também visa celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para comemorar os três anos de existência do Centro Municipal de Referência LGBT do Recife, localizado na Boa Vista. A programação organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos também visa celebrar o Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado no dia 29 de agosto – mesmo dia do aniversário do Centro LGBT.

Até o próximo dia 31 de agosto, estão sendo realizadas rodas de diálogo com Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trasvestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) com deficiência, mutirão de saúde para as mulheres lésbicas e bissexuais com deficiência, curso sobre emprego e renda, cine-debate sobre visibilidade lésbica, oficinas sobre gênero e diversidade nas escolas, curso de gestão pública e diversidade sexual, mutirão de retificação de nome e sexo no registro civil, entre outras ações promovidas pela Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos). As atividades fazem parte do Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover ações integradas para fortalecimento das políticas de promoção e defesa da cidadania LGBT.

Na última segunda-feira (21), foi realizada uma roda de diálogo sobre os desafios de pessoas LGBT com deficiência, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos com a Secretaria de Saúde do Recife. Já nessa terça-feira (22), foi iniciada uma formação com o tema Emprego e renda: diversidade sexual e gênero, que continua até esta quinta-feira (24). O público-alvo são pessoas LGBT que são usuárias da assistência social, atendidas, por exemplo, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS), como as inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema do Governo Federal que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda.

Com 30 vagas no turno da manhã e 30 no turno da tarde, o curso foi promovido pela Glos em parceria com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. O Acessuas articula cursos e formações para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego dos usuários da assistência social.

Nessa terça, o grupo falou sobre as dificuldades de aceitação da orientação sexual e da identidade de gênero. Problemas familiares e preconceitos profissionais foram pontuados, como os de Sophia William, mulher trans de 25 anos, heterossexual, que concluiu, em 2015, a graduação de licenciatura em dança. "Mesmo com a formação, tenho dificuldade de me inserir profissionalmente porque, mesmo no meio artístico, é difícil encontrar grupos de teatro ou dança que tenham mulheres trans", conta.

De acordo com Ricardo Omena, coordenador do Centro LGBT, o curso tem o objetivo de mostrar aos participantes quais são os seus direitos e os caminhos que eles podem seguir para conseguir se inserir no mercado de trabalho. "Vamos trabalhar estratégias para que o segmento possa ser incluído no mercado de trabalho e se empoderar. Queremos trazer os parceiros que têm essa visão das políticas transversalizadas para fazer o cadastro dessas pessoas no Sistema Único de Emprego e encaminhá-las para vagas de trabalho", disse o coordenador.

CENTRO LGBT - O Centro LGBT é um espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica. Implantado em 29 de agosto de 2014, é o primeiro Centro de Referência Municipal do Estado de Pernambuco.

Com equipe interdisciplinar, formada por agente de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social, o equipamento tem mais de mil usuários cadastrados e realizou mais de cinco mil atendimentos. O Centro LGBT funciona na Rua dos Médicis, nº 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os telefones de lá são 3355-3456.


Programação:

 

 

DATA

AÇÃO

LOCAL

HORÁRIO

 

24/08

 

Formação sobre Emprego e renda:diversidade sexual e gênero 


Centro LGBT

 

9h

 

25/08

 

Cine-debate sobre visibilidade lésbica


Centro LGBT

 

9h

 

27/08

 

Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante Dona Olegarina - Rua Padre Landim, nº 392, Madalena.

 

   

9h

 

 

28/08

 

Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas

 


Escola Profissionalizante Dom Bosco – Av. Norte, nº 5.600, Casa Amarela.

 

14h


Oficina 
sobre direito, cidadania e saúde com mulheres lésbicas da Cooperativa Palha de Arroz


Rua Farias Neves, nº 954, Arruda.

 

9h

 

 

29/08

 

 Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante

Virgem Poderosa Rua Leonardo Bezerra Cavalcante s/n, Parnamirim.

 

 

9h

 

 

Balcão de Cidadania

 

Centro LGBT 

 

9h

 

 

 

 

 

30/08

 

Oficina sobre gênero e

diversidade nas escolas

 


Escola Profissionalizante Beberibe - Rua Melânio de Barros Corrêa, nº 26, Beberibe.

 

 

14h

 

Curso de Gestão Pública e

Diversidade Sexual


Escola de Formação de EducadoresPaulo Freire - Rua Real da Torre, nº 299, Madalena.

 

 

 

09h

 

Mutirão de retificação de nome e sexo noregistro civil

 


Centro LGBT

  

14h

 

 

31/08

 

Oficina de gênero e

diversidade nas escolas


Escola Profissionalizante São José -

Rua Coelho Leite, s/n, Santo Amaro.

 

9h


Curso de 
Gestão pública e diversidadesexual


Escola de Formação de EducadoresPaulo Freire - Rua Real da Torre, nº 299, Madalena.

 

 

9h