Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.09.17 - 14h30

Fim de semana circense na capital pernambucana

Até domingo, segue em cartaz no Sítio Trindade a 8ª edição da Mostra de Circo do Recife, com atrações gratuitas para fazer sorrir recifenses de todas as idades

 

O sábado e o domingo serão de muitas gargalhadas no Sítio Trindade. Em cartaz desde a última quinta-feira, a 8ª edição da Mostra de Circo do Recife, realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, estará oferecendo espetáculos gratuitos de magia e muita palhaçada, numa grande celebração à arte de resistência do circo nos espaços públicos da cidade. 

Ás 16h de hoje, o picadeiro será ocupado pela trupe do Circo Alves, que encenará o espetáculo Mambembe: Arte do Povo, a partir das 16h. Às 19h, o Disney Circo desfilará sua Tradição no Picadeiro, para alegria da criançada. 

No domingo, tem mais atrações no Sítio Trindade. A programação começa às 10h, com o espetáculo Do Vestido ao Nariz, da Cia. 2 em Cena. Mais tarde, a partir das 16h, o American Circo apresenta O Sonho do Palhaço Preguinho. No mesmo horário, o mágico Rapha Santacruz levará seus truques para o Recife Antigo de Coração. Às 19h, uma grandiosa trupe encerra as atividades da 8ª edição da Mostra de Circo. 

Ontem, muitos sorrisos prestigiaram o segundo dia de programação. À tarde, as vivências circenses reuniram muitos jovens das redondezas. “Fiz malabares, trapézio, tecido e mágica. Experimentei tudo. Mas gostei mesmo foi do trapézio”, disse Tainá Monteiro, 13 anos. “Nunca tinha feito nada disso. Morri de medo, mas valeu a pena.” Ewerton Teófilo também preferiu o trapézio, entre todas as vivências da tarde. “Nunca tinha feito nada parecido. Foi muito legal.” 

Para o coordenador da Mostra, Cleiton Ormam, gerente de circo da Secretaria de Cultura, os quatro dias de evento são um momento de aprendizagem e diversão. “Levar a arte do circo para iniciantes é um trabalho muito gratificante”, concluiu.

No começo da noite, a artista com muitos anos de picadeiro Índia Morena, patrimônio vivo de Pernambuco, lançou seu livro “Dramas Circenses”. Depois, o público caiu de encantos pelas diversas atrações oferecidas pelo Circo D’ Mônaco.

Atraída pela colorida, divertida e convidativa lona de circo que abriga os espetáculos, a família de Jeanine Barbosa da Silva chegou mais tarde, para ver a apresentação do Circo D’Mônaco, à noite. “Paramos só para saber da programação. Mas estava tudo tão bonito, que acabamos ficando. A Mostra está ótima”, comentou Jeanine,  acompanhada de seu marido, Rostand da Silva, e do filho Tom , 2 anos. No picadeiro pela primeira vez na vida, Tom nem piscava os olhos entre as atrações. 

Enquanto a família de Jeanine entrou no espetáculo por curiosidade, a família de Sônia Arruda estava acompanhando o festival desde o primeiro dia. Esposo, filha, neta, vizinha, todo mundo foi ao circo. “Hoje convidei todo mundo, até os vizinhos. Eles não sabem o que estão perdendo!”, disse, entusiasmada. “Vou acompanhar todos os dias da mostra.”

Na trupe do Circo D’ Mônaco há três anos, Adriana Rafaela, 22 anos, aprovou o evento. “O circo precisa de palco”, disse a artista, que apresenta lira e dança para a plateia. Todas as suas artimanhas circenses foram desenvolvidas no próprio circo, que tem sido sua casa e família desde que ela decidiu sair do Rio Grande do Norte para viver esse sonho. “Eu comecei como o público que está aqui hoje, assistindo a uma apresentação. Depois fiz uma amiga no elenco e ela me chamou para viajar com o circo”. Adriana conta que teve apoio dos pais, mesmo tendo que viver afastada deles para seguir seu sonho. “Eles sabem que assim estou fazendo o que realmente gosto.”

Quem ficou muito animada com a apresentação de Adriana foi Maria Clara, 11 anos, que ama apresentações nas alturas e até estava usando um “penteado de acrobata”. “Elas são minhas favoritas. Adoro quando sobem e dançam no ar.”

Os espetáculos da 8ª Mostra de Circo serão gratuitos e abertos ao público.

 

Confira o restante da programação:

 

Sábado (23)

10h – Chá Comigo (Caravana Tapioca). No Compaz Governador Eduardo Campos

16h – Mambembe: Arte do Povo (Circo Alves). No Sítio Trindade

19h – Tradição no Picadeiro (Disney Circo). No Sítio Trindade

 

Domingo (24)

10h – Do Vestido ao Nariz (Cia. 2 em Cena). No Sítio Trindade

16h – Roda (Rapha Santacruz). No Recife Antigo de Coração

            O Sonho do Palhaço Preguinho (American Circo). No Sítio Trindade

19h – Encerramento: Mostra de Números Circenses (Los Macachos, Palhaça Suca, Rhayan Gomes, Natália lua, Du Yãndi, Laércio de Assis e Ana Karoline, Circo do Palhaço Mentirinha, Circo Nawellington, Circo Millenium e Colômbia Circo). No Sítio Trindade