NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 23.10.15 - 16h19

Mais de 100 estudantes participam de oficinas de robótica nesta sexta-feira (23)

img_alt

Atividades são realizadas no estande da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife montado no shopping RioMar. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Mais de 100 estudantes da rede municipal de ensino do Recife devem participar, nesta sexta-feira (23), das oficinas de robótica ministradas por cinco alunos de escolas municipais no estande da Prefeitura do Recife no Shopping RioMar, no Pina. A atividade, que faz parte da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife, é aberta ao público e teve início na quinta-feira (22) seguindo até este sábado (24). O estande está montado no piso L3 do Shopping RioMar, reunindo também atividades voltadas para sustentabilidade e meio ambiente com jogos interativos, robô e maquetes interativas da Compesa e da Celpe; mostra fotográfica produzida por alunos da Escola PE de Fotografia sob o tema: “Luz, Ciência e Vida”; exposição Passarada do artista plástico Marcelo Figuêredo; demonstração de produtos inovadores; e orientações da Sala do Empreendedor da Prefeitura do Recife e também do Sebrae-PE em relação a programas voltados para a ciência e a tecnologia. Nesta sexta-feira, o público pode conferir também o carro elétrico do Porto Digital, que está exposto no local.  

Os estudantes dos 8º e 9º anos das Escolas Municipais Arraial Novo do Bom Jesus, São Cristóvão e Antônio de Brito Alves apresentam um pouco do que aprenderam nas aulas do Programa Robótica na Escola, desenvolvido em todas as unidades de ensino municipais desde 2014. Eles fazem demonstrações das três linhas desenvolvidas no programa: robótica livre, robótica de encaixe com peças da Lego e robótica humanoide. 

Na oficina desta última linha, há apresentações de danças e brincadeiras, enquanto na de robótica de encaixe, trabalha-se a montagem de kits da Lego e  é feita uma corrida controlada por bluetooth. Já na oficina de robótica com ferramentas, os estudantes montam e programam um braço robótico, além de expor a maquete de uma cidade controlada por arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar).

Uma das oficineiras, a estudante do 9º ano da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, Gabriela Andrade, 15 anos, disse que, antes das aulas, nunca tinha imaginado trabalhar com robótica. “A tecnologia acabou me cativando. Eu e meus amigos fomos nos envolvendo com as aulas e hoje não sabemos viver sem a robótica. Não imaginava que hoje, por exemplo, eu poderia estar ministrando uma oficina”, comemora a adolescente.   

Para Jadson Amorim, que é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, é de extrema importância a interação do público com os estudantes. “É muito rica essa socialização e a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos”. 

ASTRONOMIA - Na noite desta quinta-feira (22), quem circulava pela varanda do shopping RioMar teve a oportunidade de interagir com dois telescópios montados no local por alunos do projeto Desvendando o Céu Astral, ligado a UFRPE. A atividade também integrou a 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife. "Achei muito interessante, já tinha visto alguns telescópios antes, mas nunca como os montados nesta atividade, assim profissionais", afirmou o estudante Rafael Barbosa.

Com atividades até o domingo (25), a programação completa da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia está disponível no site www.recife.pe.gov.br/smct