NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 23.10.15 - 13h22

Procon Recife identifica variação de 137% nas taxas de juro de Cartões de Crédito

Pesquisa revela ainda a variação nas taxas de juros para empréstimo pessoal e cheque especial de pessoa física.

 

A Secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Recife – Procon  Recife - realizou pesquisa que apontou diferenças de até 137,05% na taxa de juros máximos do cartão de crédito para pessoa física chegou  de uma instituição financeira para outra, no mês de outubro. O objeto da pesquisa incluiu ainda as taxas de juro para empréstimo pessoal e cheque especial. Foram pesquisadas as taxas em seis bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú e Santander. 

Para as taxas de cartão de crédito, o Procon considerou o serviço de crédito rotativo para clientes pessoa física não preferenciais, utilizando como referência as taxas máximas pré-fixadas. Neste caso, a Caixa Econômica Federal apresentou a menor taxa de 7,80%, enquanto a maior foi anotada no Banco Santander de 18,49%. 

Para empréstimo pessoal, na categoria pessoa física, utilizando como referência o contrato para o período de 12 meses, a variação entre as taxas máximas pré-fixadas por cada instituição chegou a 109.16%. A menor taxa de juros foi do Banco Citibank de 3,82% e a maior foi registrada no Banco Santander, de 7,99%.

Em relação ao cheque especial de pessoa física para clientes não preferenciais, as taxas máximas pré-fixadas, considerando o período de 30 dias chegou a 40.26%. A menos taxa de juros foi da Caixa Econômica Federal de 10,58%, enquanto a maior taxa foi do Banco Santander de 14,84%. 

O Secretário Executivo de Defesa do Consumidor José Neves, orienta os consumidores para que consultem pesquisas como esta antes de realizar qualquer contratação, tendo em vista que estas taxas de juros variam bastante de banco para banco. 

“O Consumidor deve ficar atento principalmente às taxas de juros do cartão de crédito rotativo e as taxas do empréstimo pessoal, já que estão entre as maiores do mercado. O consumidor deve utilizar o cartão de crédito apenas em casos de necessidade, evitando, sempre, pagar o valor mínimo da fatura. Em relação ao empréstimo pessoal, apresar de ser uma saída rápida para problemas financeiros, deve ser verificada a necessidade do empréstimo e o seu custo beneficio”, acrescenta o Secretário.

O PROCON Recife está localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, atendimento ao público de segunda à sexta, das 08h às 13h, ou pelo telefone gratuito 0800 28 11 311.